Semiolinguística: da teoria às práticas de ensino de leitura de notícias e reportagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2023n64.538

Palavras-chave:

Discurso, Semiolinguística, leitura, ensino.

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa mais ampla sobre o ensino de leitura de notícias e reportagens, com base na Teoria Semiolinguística do Discurso, tendo como objetivo geral relacionar noções básicas dessa abordagem teórica com o ensino de leitura de notícias e reportagens. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa tem uma natureza bibliográfica e aplicada, com ênfase, inicialmente, em dois conceitos básicos: o de processo de semiotização do mundo e o de ato de linguagem. Em seguida, apresenta-se um resumo das proposições de Charaudeau sobre compreensão e interpretação, com destaque para as distinções entre sentido de língua e sentido de discurso. Após essas duas seções teóricas, com a intenção de contribuir para futuras discussões sobre a inter-relação entre a semiolinguística e o ensino de leitura de textos jornalístico-midiáticos, apresentamos algumas recomendações direcionadas a docentes da área de Língua Portuguesa, com atuação no Ensino Médio, em especial.

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Biografias Autor

João Benvindo de Moura, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduado em Letras-Português, com especialização e mestrado em Linguística pela UFPI; doutorado e pós- doutorado em Linguística pela UFMG. Docente da Graduação e Pós- Graduação em Letras da UFPI; vice-diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL/UFPI), editor da revista Form@are (PARFOR/UFPI). Pesquisador e fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso (NEPAD/UFPI/CNPq).

Antonio Aílton Ferreira de Cerqueira, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí. É mestre em Letras, especialista em Imagem e Publicidade e graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Piauí. Atualmente é jornalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso (NEPAD), da Universidade Federal do Piauí.

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Publicado

2023-02-17

Edição

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Artigos