Semiolinguística: da teoria às práticas de ensino de leitura de notícias e reportagens
DOI:
https://doi.org/10.18364/rc.2023n64.538Palavras-chave:
Discurso, Semiolinguística, leitura, ensino.Resumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa mais ampla sobre o ensino de leitura de notícias e reportagens, com base na Teoria Semiolinguística do Discurso, tendo como objetivo geral relacionar noções básicas dessa abordagem teórica com o ensino de leitura de notícias e reportagens. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa tem uma natureza bibliográfica e aplicada, com ênfase, inicialmente, em dois conceitos básicos: o de processo de semiotização do mundo e o de ato de linguagem. Em seguida, apresenta-se um resumo das proposições de Charaudeau sobre compreensão e interpretação, com destaque para as distinções entre sentido de língua e sentido de discurso. Após essas duas seções teóricas, com a intenção de contribuir para futuras discussões sobre a inter-relação entre a semiolinguística e o ensino de leitura de textos jornalístico-midiáticos, apresentamos algumas recomendações direcionadas a docentes da área de Língua Portuguesa, com atuação no Ensino Médio, em especial.
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