Evanildo Bechara: o percurso dos estudos gramaticais e suas perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.18364/rc.2021nEsp.499Palavras-chave:
Gramática, Ensino, Língua Portuguesa.Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir a importância dos estudos gramaticais desde a década de 1970, século XX, até a década de 2010, século XXI, por meio de textos publicados pelo emérito Prof. Dr. Evanildo Bechara, filólogo, gramático e linguista de primeira ordem. Nosso enfoque será o final da década de 1970, com o lançamento do livro “Ensino de Gramática. Opressão? Liberdade?”, no qual expôs uma intrigante reflexão sobre o estado do ensino de Língua Portuguesa no Brasil, mais especificamente, sobre o ensino de gramática.Downloads
Referências
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37ª. Ed. Revista e Ampliada, Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.
BECHARA, Evanildo.. Lições de Português pela análise sintática. 17ª. Ed. revista e ampliada com exercícios resolvidos, Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
BECHARA, Evanildo. Ensino da Gramática: Opressão? Liberdade? 11ª edição. São Paulo: Ática, 2004.
BECHARA, Evanildo. “Aspectos da etimologia do português. Por que segunda-feira em português?” In BASTOS, Neusa Barbosa. (org.) Língua Portuguesa em calidoscópio. São Paulo: EDUC/FAPESP, 2004. pp.15-26.
BECHARA, Evanildo. “Primeiros ecos de Ferdinand de Saussure na gramaticografia de língua portuguesa”. In BASTOS Neusa Barbosa (org.). Língua Portuguesa: história, memória e intersecções lusófonas. São Paulo: EDUC-IPPUCSP, 2018. pp.333 – 978-
BECHARA, Evanildo. Manifesto-Petição dirigido ao senhor Presidente da República e aos Membros da Assembleia da República contra o Novo Acordo Ortográfico de 1990. Disponível no link https://www.academiagalega.org/academia/info-atualidade/item/1621-evanildo-bechara-promove-texto-a-favor-do-acordo.html acesso 12 fev.2021.
CAVALLET, Valdo. “Os desafios da educação no Ensino Superior e a avaliação da aprendizagem”. IN: Reunião anual da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior. Porto Alegre: Abeas, 1999.
COSERIU, Eugênio. “Sistema, norma e fala”. In Teoria da linguagem e linguística geral. (cinco estudos) Rio de Janeiro: Presença/Ed USP, 1979, p 13-85
DUARTE, Sirlene. “A noção da norma linguística segundo Coseriu”. In Linguagem - Estudos e Pesquisas. UFG/Campus Catalão. Vols. 2-3, 2001, p. 155-164.
MOVIMENTO NACIONAL EM DEFESA DA LINGUA PORTUGUESA – Norma culta e democratização do ensino. Disponível no link: https://www.novomilenio.inf.br/idioma/index.html, acesso 13 fev. 2021.
PIMENTA, S. G. & ANASTASIOU, L.G. C. Docência no ensino superior. Vol. I. São Paulo: Cortez, 2002
Estudos grama
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a.Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado