Evanildo Bechara: the path of his grammatical studies and its perspectives

Authors

  • Nancy dos Santos Casagrande Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2021nEsp.499

Keywords:

Grammar, Teaching, Portuguese Language.

Abstract

This article aims at discussing the importance of grammatical studies from the 1970´s until the decade of 2010 through texts published by the emeritus Professor Dr. Evanildo Bechara, prominent philologist, grammarian and linguist. Our focus will be on the last few years of the 1970s, with the publication of the book “Ensino de Gramática. Oppression? Liberdade?” (“The Teaching of Grammar: Oppression? Liberty?”), in which he stated an intriguing reflection on the situation of Portuguese language teaching in Brazil, more specifically, on the teaching of grammar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Nancy dos Santos Casagrande, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Nancy dos Santos Casagrande é professora associada do departamento de Ciências da Linguagem, núcleo de Português da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É mestre e doutora em Língua Portuguesa pela mesma universiade. Tem pós-doutorado em Formação de Professores pela Universidade do Porto - Portugal. É membro da equipe diretiva do Colégio São Domingos desde junho de 2018. Tornou-se professora colaboradora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC-SP, em 2019. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: historiografia linguística, gramática portuguesa, política linguística discurso e linguagem jurídica.

Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM

Neusa Barbosa Bastos é pós-doutora pela Universidade do Porto/Portugal. Concluiu o doutorado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1987. Atualmente, é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É consultora "ad hoc" da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. É coordenadora do IP-PUC/SP - Instituto de Pesquisas Linguísticas "Sedes Sapientiae" para Estudos de Português e do NEL/UPM - Núcleo de Estudos Lusófonos da UPM. Possui livros, capítulos de livros publicados e artigos em sua área de especialidade, com ênfase em Historiografia Linguística e Discurso. Em suas atividades profissionais, interagiu com vários colaboradores em coautorias de trabalhos científicos.

References

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37ª. Ed. Revista e Ampliada, Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.

BECHARA, Evanildo.. Lições de Português pela análise sintática. 17ª. Ed. revista e ampliada com exercícios resolvidos, Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

BECHARA, Evanildo. Ensino da Gramática: Opressão? Liberdade? 11ª edição. São Paulo: Ática, 2004.

BECHARA, Evanildo. “Aspectos da etimologia do português. Por que segunda-feira em português?” In BASTOS, Neusa Barbosa. (org.) Língua Portuguesa em calidoscópio. São Paulo: EDUC/FAPESP, 2004. pp.15-26.

BECHARA, Evanildo. “Primeiros ecos de Ferdinand de Saussure na gramaticografia de língua portuguesa”. In BASTOS Neusa Barbosa (org.). Língua Portuguesa: história, memória e intersecções lusófonas. São Paulo: EDUC-IPPUCSP, 2018. pp.333 – 978-

BECHARA, Evanildo. Manifesto-Petição dirigido ao senhor Presidente da República e aos Membros da Assembleia da República contra o Novo Acordo Ortográfico de 1990. Disponível no link https://www.academiagalega.org/academia/info-atualidade/item/1621-evanildo-bechara-promove-texto-a-favor-do-acordo.html acesso 12 fev.2021.

CAVALLET, Valdo. “Os desafios da educação no Ensino Superior e a avaliação da aprendizagem”. IN: Reunião anual da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior. Porto Alegre: Abeas, 1999.

COSERIU, Eugênio. “Sistema, norma e fala”. In Teoria da linguagem e linguística geral. (cinco estudos) Rio de Janeiro: Presença/Ed USP, 1979, p 13-85

DUARTE, Sirlene. “A noção da norma linguística segundo Coseriu”. In Linguagem - Estudos e Pesquisas. UFG/Campus Catalão. Vols. 2-3, 2001, p. 155-164.

MOVIMENTO NACIONAL EM DEFESA DA LINGUA PORTUGUESA – Norma culta e democratização do ensino. Disponível no link: https://www.novomilenio.inf.br/idioma/index.html, acesso 13 fev. 2021.

PIMENTA, S. G. & ANASTASIOU, L.G. C. Docência no ensino superior. Vol. I. São Paulo: Cortez, 2002

Estudos grama

Published

2021-06-06