Desgarramento e pontuação em textos de vestibulandos
DOI:
https://doi.org/10.18364/rc.2021n61.476Parole chiave:
Funcionalismo, hipotaxe, desgarramento, função textual-discursiva, pontuação.Abstract
O fenômeno do desgarramento permite-nos aceitar a possibilidade de que “subordinadas” ocorram sintaticamente independentes de suas principais e separadas destas por ponto final. Segundo Decat (2011), desgarramento é o fenômeno pelo qual se identificam unidades de informação que ocorrem soltas nas estruturas linguísticas e o ponto é o principal índice deste fenômeno na escrita. Partimos, portanto, da hipótese de que o uso não-convencional (TENANI; SONCIN, 2010) desse sinal de pontuação, de forma a isolar e realçar as “subordinadas” que tradicionalmente comporiam um período composto, não só modifica a estrutura sintática do período como também evidencia uma intenção comunicativa do escrevente. Assim, adotamos a proposta funcionalista de que relativas apositivas e circunstanciais constituem casos de hipotaxe e não de subordinação, e analisamos usos dessas estruturas materializadas de forma desgarrada em um corpus composto de 197 redações do site educacao.uol.com.br (CIDADE, 2020). Os resultados encontrados confirmam os de Rodrigues (2019).Downloads
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