Conhecimentos necessários para saber ler os acentos gráficos no português
DOI:
https://doi.org/10.18364/rc.v1i59.448Parole chiave:
Português escrito, acento gráfico, leitura, transparência, economia linguística.Abstract
No artigo, esclareço o proveito que o educador poderá obter da transparência do sistema do português escrito para uma alfabetização excelente para a leitura, ilustrando tal transparência com a aplicação do princípio da economia e do valor do zero linguístico, para a atribuição do acento de intensidade às palavras mais frequentes do português escrito, isentando-as do acento gráfico. Sendo assim, todas as palavras com mais de duas sílabas que terminam pelas letras ‘a’, ‘e’, ‘o’, seguidas ou não de ‘s’ e por ‘em’, ‘ens’, ‘am’, sem nenhum acento gráfico (as mais frequentes do português escrito), são lidas como paroxítonas. Demonstro, igualmente, como o sistema do português escrito permite a identificação dos clíticos que terminam pelas letras ‘a’, ‘e’, ‘o’, seguidas ou não de ‘s’, em contraste com a impossibilidade de sua delimitação na cadeia da fala.Downloads
Riferimenti bibliografici
DEHAENE, S. Os neurônios da leitura; como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Porto Alegre: Penso, 2012.
INEP. Sistema de avaliação da educação básica - Avaliação Nacional de Alfabetização. Brasil: Ministério de Educação, 2017. Disponível em <http://portal.mec.gov. br/index.php? Option =com docman &view= download &alias = 75181-resultados-ana-2016-pdf& category _slug = outubro-2017 -pdf&Itemid=30192>. Acesso em 26 de out. 2017.
JUSCZYK, P. W. The Discovery of spoken language. Cambridge, Mass., Londres: The MIT Press, 1997.
LOPEZ, B. A. The sound pattern of Brazilian Portuguese (Cariocan dialect). Tese de doutorado. Los Angeles: Univ. of California, 1979.
MATTOSO CAMARA Jr., J. Estrutura da língua portuguesa. Petrópolis: Vozes, 1975.
MICHAILOWSKI, P. Mesopotamian cuneiform. In: DANIELS, P. T.; BRIGHT, W. (Orgs.). The world’s writing systems. New York/Oxford: Oxford Univ. Press, p. 33-72, 1996.
PETRIE, F. W. M. The formation of the alphabet. Londres: MacWilley and Co., 1912.
QUICOLI, A. C. Harmony, lowering and nasalization in Brazilian Portuguese. Lingua, Amsterdam: Elsevier, n. 80, p. 295-331, 1990.
RITNER, R. K. Egyptian writing. In: DANIELS, P. T.; BRIGHT, W. (Orgs.). The world’s writing systems. New York/Oxford: Oxford Univ. Press, p. 72-87, 1996.
SAUSSURE, F. de. Écrits de linguistique générale par Ferdinand de Saussure. Texto estabelecido e editado por BOUQUET, S.; ENGLER, R. Paris: Gallimard, 2002, P. 353.
SAUSSURE, F. de. Cours de linguistique générale. Edição crítica preparada por Tulio de Mauro. Paris: Payot, 1972..
SENADO FEDERAL. Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa - Atos internacionais e normas correlatas. 2. ed. Brasília: Senado Federal, 2014.
VIANA, A. R. G. Ortografia Nacional. Simplificação e uniformização sistemática das ortografias portuguesas. Lisboa: Livraria Editora Viúva Tavares Cardoso, 1904.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Gli autori che pubblicano in questa rivista accettano i seguenti termini: a. Gli autori conservano i diritti d'autore e concedono alla rivista il diritto di prima pubblicazione, con l'opera contemporaneamente concessa in licenza con una licenza di attribuzione Creative Commons che consente la condivisione dell'opera con riconoscimento della paternità e prima pubblicazione su questa rivista. b. Gli autori sono autorizzati ad assumere ulteriori contratti separatamente, per la distribuzione non esclusiva della versione dell'opera pubblicata su questa rivista (es. pubblicazione in un repository istituzionale o come capitolo di libro), con riconoscimento della paternità e pubblicazione iniziale in questo rivista. c.Gli autori sono autorizzati e incoraggiati a pubblicare e distribuire il loro lavoro online (ad es. in archivi istituzionali o sulla loro pagina personale) in qualsiasi momento prima o durante il processo editoriale, poiché ciò può generare cambiamenti produttivi oltre ad aumentare l'impatto e la citazione di opera pubblicata