Conhecimentos necessários para saber ler os acentos gráficos no português
DOI:
https://doi.org/10.18364/rc.v1i59.448Palabras clave:
Português escrito, acento gráfico, leitura, transparência, economia linguística.Resumen
No artigo, esclareço o proveito que o educador poderá obter da transparência do sistema do português escrito para uma alfabetização excelente para a leitura, ilustrando tal transparência com a aplicação do princípio da economia e do valor do zero linguístico, para a atribuição do acento de intensidade às palavras mais frequentes do português escrito, isentando-as do acento gráfico. Sendo assim, todas as palavras com mais de duas sílabas que terminam pelas letras ‘a’, ‘e’, ‘o’, seguidas ou não de ‘s’ e por ‘em’, ‘ens’, ‘am’, sem nenhum acento gráfico (as mais frequentes do português escrito), são lidas como paroxítonas. Demonstro, igualmente, como o sistema do português escrito permite a identificação dos clíticos que terminam pelas letras ‘a’, ‘e’, ‘o’, seguidas ou não de ‘s’, em contraste com a impossibilidade de sua delimitação na cadeia da fala.Descargas
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