Notas sobre o ensino de concordância verbal de número em português como língua materna

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DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2024n67.1377

Parole chiave:

ensino, concordância verbal, língua portuguesa

Abstract

O objetivo geral desta pesquisa é contribuir para o ensino de concordância verbal no contexto de português como língua materna. Especificamente, intenciona-se propor e avaliar uma atividade de concordância verbal de número desenvolvida para alunos do terceiro ano do ensino médio, de uma escola cívico-militar da cidade do Rio de Janeiro. As perguntas de pesquisa são: a) Como o entendimento consciente das regras que subjazem à concordância verbal na norma padrão colabora para o desenvolvimento da competência comunicativo-discursiva no ensino de português como língua materna e b) Quais estratégias podem ser utilizadas na aula de língua portuguesa para estimular a compreensão da importância de tal conhecimento. O entendimento dessas regras corrobora para a efetiva composição de gêneros textuais que circulam em esferas mais formais, desenvolvendo a competência comunicativo-discursiva e pragmática. Exercícios de paráfrase, de reescritura e de análise linguística são estratégias para apresentar o conteúdo de concordância verbal de número.

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Biografia autore

Matheus Gomes Alves, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

 

 

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Pubblicato

2024-07-03

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