Notas sobre o ensino de concordância verbal de número em português como língua materna
DOI:
https://doi.org/10.18364/rc.2024n67.1377Palabras clave:
ensino, concordância verbal, língua portuguesaResumen
O objetivo geral desta pesquisa é contribuir para o ensino de concordância verbal no contexto de português como língua materna. Especificamente, intenciona-se propor e avaliar uma atividade de concordância verbal de número desenvolvida para alunos do terceiro ano do ensino médio, de uma escola cívico-militar da cidade do Rio de Janeiro. As perguntas de pesquisa são: a) Como o entendimento consciente das regras que subjazem à concordância verbal na norma padrão colabora para o desenvolvimento da competência comunicativo-discursiva no ensino de português como língua materna e b) Quais estratégias podem ser utilizadas na aula de língua portuguesa para estimular a compreensão da importância de tal conhecimento. O entendimento dessas regras corrobora para a efetiva composição de gêneros textuais que circulam em esferas mais formais, desenvolvendo a competência comunicativo-discursiva e pragmática. Exercícios de paráfrase, de reescritura e de análise linguística são estratégias para apresentar o conteúdo de concordância verbal de número.
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