Linguística aplicada: o processo de produção e reescrita textual na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.18364/rc.2021n61.402Palabras clave:
Linguística Aplicada, Ensino Médio, Produção e Reescrita Textual.Resumen
Este artigo trata do processo de produção e de reescrita de texto no Ensino Médio. O objetivo do trabalho é tratar do estudo acerca da construção do conhecimento linguístico em uma perspectiva processual (Geraldi, 1997), sob a óptica da Análise Dialógica do Discurso e à luz da Linguística Aplicada. Como aporte metodológico, a pesquisa possui natureza teórico-prática, com abordagem qualitativo-interpretativa e fins explicativos. Os procedimentos técnicos correspondem à pesquisa de revisão bibliográfica, estudo de caso e pesquisa-ação. A geração de registros acontece por meio da documentação indireta bibliográfica e direta intensiva na descrição documental. O método principal de análise e de interpretação dos dados é o dialético, tendo como subsídio secundário, os procedimentos técnicos histórico, comparativo e monográfico. Como resultados, propõe-se uma planilha de Revisão Interacional que pode ser adaptada e utilizada na escola, além de refletir acerca do processo de produção e de reescrita textual.Descargas
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