(Im)polidez linguística e preservação de face em uma sessão plenária do Supremo Tribunal Federal
DOI :
https://doi.org/10.18364/rc.2024n66.1369Mots-clés :
Polidez, Impolidez, Preservação da faceRésumé
Este artigo objetiva descrever e analisar a ocorrência de (im)polidez e de estratégias de preservação da face em uma sessão plenária do Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro, nomeadamente em interação entre os ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso. Como metodologia, é um trabalho qualitativo que adota o método de análise da conversa, com enfoque descritivo e interpretativista. Para tanto, fundamenta-se em pressupostos de teorias da polidez, a partir de autores como Brown e Levinson (1987), Goffman (1978) e Culpeper (2011), entre outros. A análise dos dados aponta que, em espaços formais públicos, como o plenário da mais alta corte do país, lugar que exige certo rigor linguístico e comportamental próprios da esfera jurídica, as interações se valem fortemente de estratégias de (im) polidez e de preservação da face. Sendo esse um espaço de resolução de conflitos, os discursos nem sempre cumprem a impessoalidade, clareza, concisão, formalidade e uniformidade esperadas.
Téléchargements
Références
AMOSSY, R. A apologia da polêmica. São Paulo: Editora Contexto. 2017.
AMOSSY, R. Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2008.
BROWN, P.; LEVINSON, S. Politeness: some universals in language usage. Cambrigde: Cambridge University Press, 1987.
CULPEPER, J. Impoliteness: using language to cause offence. (Studies in Interactional Sociolinguistics,28.). Cambridge: Cambridge University Press, 2011.
CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2004.
FIORIN, J. L. (org.). Introdução à linguistica II: princípios de análise. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
FOLEY, W. A. Anthropological Linguistics: An Introduction. Oxford: Blackwell Publishing, 2005.
KERBRAT-ORECCHIONI, C. Análise da Conversação: princípios e métodos. Tradução de Carlos Piovezani Filho. São Paulo: Parábola, 2006.
LA TAILLE, Y. Desenvolvimento moral: a polidez segundo as crianças. Cad. Pesqui., São Paulo, n. 114, p. 89-119, nov. 2001.
LAKOFF, R. T. The logic of politeness; or, minding your p‘s and q‘s. Papers from the ninth Regional Meeting of the Chicago Linguistics Society, v. 9 n 1, 1973.
LEVINSON, S. C. Pragmática. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
LOPES, A. C. M. Pragmática: uma introdução. Coimbra: [s.n.]. 2018.
MARCUSCHI, L. A. Análise da conversação. São Paulo: Ática, 2007.
MARCUSCHI, L. A. Fala e escrita. 1. ed., 1. reimp. - Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
RAJAGOPALAN, K. Prefácio In: SILVA, D. N.; FERREIRA, D. M. M.; ALENCAR, C. N. (Org.). Nova pragmática: modos de fazer. São Paulo: Cortez, 2014c. p. 11-14.
SAN TOS, J. H. V. Polidez e inclusão: o “ser” e o “parecer” no discurso de professores sobre a inclusão da pessoa com deficiência na escola. Dissertação (Mestrado em Letras). São Cristóvão: UFS, 2012.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Ananias Agostinho da Silva, Amanda Aparecida da Costa, Gabrielly Thiciane dos Santos Andrade 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes : a. Les auteurs conservent les droits d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, l'œuvre étant concédée simultanément sous licence Creative Commons Attribution qui permet de partager l'œuvre avec reconnaissance de la paternité et première publication dans cette revue. b. Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour la distribution non exclusive de la version de l'œuvre publiée dans cette revue (par exemple, publier dans un dépôt institutionnel ou sous forme de chapitre de livre), avec mention de la paternité et de la publication initiale dans cette revue. journal. c.Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple dans des référentiels institutionnels ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des changements productifs ainsi qu'augmenter l'impact et la citation de travail publié