Ensino mútuo (séc. XIX) x multisseriado (séc. XXI): perspectivas da disciplina Língua Portuguesa no Nordeste

Autores

  • Patrícia Silvestre Leite Di Iorio UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
  • Sonia Maria Nogueira UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v1i49.82

Resumo

RESUMO: Este trabalho discute o processo de implementação do ensino da Língua Portuguesa no Nordeste com os métodos de ensino: Mútuo (século XIX) e Multisseriado (século XXI). Busca-se, assim, identificar as (des)continuidades linguísticas das concepções de gramática e língua/linguagem, para isso, toma-se como corpus a Grammatica Elementar da Lingua Portugueza, de Filippe B. O. Condurú (1888); o Caderno de ensino e aprendizagem: Língua Portuguesa 4 e 5 e o Caderno do Educador: Língua Portuguesa, de Selma A. P. W. Dias (2010). O trabalho ancora-se nas proposições da Historiografia Linguística, representada por Konrad Köerner (1996), bem como na organização proposta por Swiggers (2013). PALAVRAS-CHAVE: Língua Portuguesa; Historiografia Linguística; Ensino mútuo; Ensino multisseriado

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Biografias Autor

Patrícia Silvestre Leite Di Iorio, UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

Professora do Programa de Pós-graduação "Stricto Sensu" em Linguística - Mestrado da Universidade Cruzeiro do Sul

Sonia Maria Nogueira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

Professora do Departamento de Letras do Centro de Estudos Superiores de Imperatriz da Universidade Estadual do Maranhão

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Publicado

2015-12-28

Edição

Secção

Artigos