Ensino mútuo (séc. XIX) x multisseriado (séc. XXI): perspectivas da disciplina Língua Portuguesa no Nordeste
DOI:
https://doi.org/10.18364/rc.v1i49.82Abstract
RESUMO: Este trabalho discute o processo de implementação do ensino da Língua Portuguesa no Nordeste com os métodos de ensino: Mútuo (século XIX) e Multisseriado (século XXI). Busca-se, assim, identificar as (des)continuidades linguísticas das concepções de gramática e língua/linguagem, para isso, toma-se como corpus a Grammatica Elementar da Lingua Portugueza, de Filippe B. O. Condurú (1888); o Caderno de ensino e aprendizagem: Língua Portuguesa 4 e 5 e o Caderno do Educador: Língua Portuguesa, de Selma A. P. W. Dias (2010). O trabalho ancora-se nas proposições da Historiografia Linguística, representada por Konrad Köerner (1996), bem como na organização proposta por Swiggers (2013). PALAVRAS-CHAVE: Língua Portuguesa; Historiografia Linguística; Ensino mútuo; Ensino multisseriadoDownloads
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