Encaminhamentos para a reescrita na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.18364/rc.2022n63.526Palavras-chave:
Letramento, Formação inicial, Encaminhamentos para a reescrita.Resumo
A realização de atividades com professores em formação inicial que tenham o intuito de prepará-los para sua prática profissional é um dos objetivos da pesquisa cuja primeira fase é descrita nesse trabalho. Acompanhamos o primeiro estágio de uma turma de Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa) da Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína e, para isso, realizaremos algumas etapas, baseadas no estudo de Menegassi (2013). São elas: (i) diagnóstico inicial, (ii) encaminhamentos teórico-metodológicos, (iii) reflexão sobre o processo e (iv) diagnóstico final. Com esse trabalho, temos o objetivo de apresentar a realização dessas quatro etapas. Baseadas nas concepções bakhtiniana de gênero do discurso, as análises mostraram a apropriação pelos alunos-mestre do conhecimento teórico sobre reescrita que adquiriram com as leituras dos textos disponibilizados, bem como da importância do dialogismo no momento da correção de um texto, além da preocupação com a compreensão do aluno sobre sua intervenção.
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