Propriedades coesivas e semânticas da construção complexa [com isso]conector à luz da linguística funcional centrada no uso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2022n62.521

Palavras-chave:

Construção complexa [com isso], Relações coesivas, Linguística Funcional Centrada no Uso

Resumo

[com isso]conector é uma construção complexa que atua na articulação de orações, períodos e parágrafos. Apresenta uma dupla função coesiva, já que é um mecanismo de sequenciação e referenciação. De um lado, a preposição com estabelece uma relação temporal, lógico-semântica ou discursivo-argumentativa entre diferentes unidades discursivas; de outro, o pronome demonstrativo isso encapsula porções precedentes de texto. Além disso, [com isso]conector é polifuncional – uma vez que pode exercer a função de sequenciador ou conector – e polissêmico – já que pode assumir valores semânticos de tempo, consequência, conclusão e elaboração. Os dados apresentados são descritos qualitativamente à luz da Linguística Funcional Centrada no Uso (cf. CUNHA et al., 2013; OLIVEIRA e ROSÁRIO, 2016, entre outros), em diálogo com estudos da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 2004), da Pragmática (SWEETSER, 1990) e da Linguística de Texto (cf. KOCH, 2003; FÁVERO, 2004).

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Biografias Autor

Monclar Guimarães Lopes, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professor adjunto do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem na Universidade Federal Fluminense. É doutor em estudos linguísticos e mestre em língua portuguesa pela Universidade Federal Fluminense. É vice-líder do Grupo de Estudos D&G-UFF e membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexão de Orações (ambos sediados pela UFF), além de membro do Grupo de Trabalho Descrição do Português da ANPOLL.

Simone Josefa da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduada em Letras (Português/Espanhol) pelo Centro Universitário da Cidade (2007), especialista em Língua Portuguesa pelo Liceu Literário Português (2018) e mestranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2022-02-13

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Artigos