Inadequação vocabular em redações escolares brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.18364/rc.v1i47.29Resumo
RESUMO: Este artigo descreve um experimento realizado para verificar se professores de Língua Portuguesa e alunos do curso de Licenciatura em Letras percebem falhas redacionais por inadequação vocabular, haja vista que duas pesquisas apontaram um número significativo de escolhas lexicais inadequadas em redações escolares escritas por brasileiros. A subnotificação desse tipo de falha evidenciada pela pesquisa apresentada nesse artigo indica a necessidade de inclusão de estudos sobre a propriedade vocabular e respectiva metodologia de ensino em cursos de formação docente. PALAVRAS-CHAVE: inadequação vocabular, correção textual, formação docente.Downloads
Referências
ATORRESI, Ana et alii. Escritura. Un estudio de las habilidades de los estudiantes de América Latina y el Caribe. Documento fomentado pelo OREALC/UNESCO e LLECE. Productora Gráfica Andres: Santiago, Chile, dez.2010
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998
OLIVEIRA, Helênio Fonseca de. Ensino do Léxico: um problema de adequação vocabular. Revista Matraga no.19, Rio de Janeiro,UERJ,.jul.-dez 2006, p.50-68
PALUDO, Ilizete Inês. Presença de anáforas em textos produzidos psor aluno do nono ano de uma escola pública do Paraná: uma amostra de progressão textual. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, PPGL, Cascavel, PR, 2013 [dissertação de mestrado].
NASCIMENTO, Elvira Lopes. Gêneros de atividade, gêneros textuais: repensando a interação em sala de aula. In: LOPES, N. E, (orgs.). Gêneros Textuais. Da didática das línguas aos objetos de ensino. São Carlos: Clara Luz, 2009, p.51-90.
SCHNEIDER, Glaci Terezinha. A condução argumentativa produzida por articuladores na produção textual de alunos no ensino fundamental. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. PPGL, Cascavel, PR, 2013 [dissertação de mestrado].
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a.Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado