Língua e Identidade em Memes: uma proposta pedagógica da Variação Linguística
DOI:
https://doi.org/10.18364/rc.2023n64.595Parole chiave:
Meme, Língua Portuguesa, Variação linguísticaAbstract
Neste artigo, analisamos de que forma os memes da página “Pai do Pingu”, no Facebook, podem ser utilizados para o estudo da variação linguística nas aulas de Língua Portuguesa. Com uma linguagem tipicamente cearense, adaptada ao contexto dinâmico e versátil da internet, essa página virtual publica memes do estilo imagem fixa com legenda, alvo de reflexão da língua de acordo com a Pedagogia da Variação Linguística. Os resultados revelaram variações nos níveis (morfofonêmico; morfossintático; discursivo, semântico e lexical) do sistema da língua em que duas ocorrências foram pertinentes: o enfraquecimento de sons fricativos representado nos memes pela letra “r” (variação fonético-fonológica) e a não-marcação da concordância nominal de plural (variação morfológica e sintática). Essa conclusão, somada à proposta de intervenção pedagógica (desenvolvimento de atividades linguísticas, epilinguísticas e metalinguísticas envolvendo os memes), ratificam terem potencial para serem utilizados como ferramentas de reflexão sobre a língua, bem como suas variações.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
ALCKMIN, Tânia. Sociolinguística (Parte 1). In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, AnnaChristina. Introdução à linguística 1: domínios e fronteiras. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 23-50.
ARAÚJO, Júlio César Rosa de. Transmutação de gêneros na web: a emergência do chat.In: MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antonio Carlos (orgs.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
ARAUJO, Silvana Silva de Farias; SILVA, Manoel Crispiano Alves da.A heterogeneidade linguística e social na sala de aula: reflexões para um ensino pautado na ciência. Revista da ABRALIN, [internet], v. 19, n. 2, p. 1-5, 27 jun. 2020. DOI: 10.25189/rabralin.v19i2.1429. Disponível In: <https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1429 > Acesso em 30 dez. 2020.
BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
BAGNO, Marcos. Preconceito lingüístico:o que é, como se faz? 15. ed. São Paulo: Loyola, 1999.
BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolingüística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: MEC/Secretária da Educação Básica, 2018.
Disponível In: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.>. Acessado em 23/12/2020.
CAMACHO, Roberto Gomes. A relevância social da sociolinguística: o efeito de escolaridade na marcação de número. Cadernos de Estudos Lingüísticos, Campinas, SP, v. 58, n. 3, p. 461–479, 2016. DOI: 10.20396/cel.v58i3.8647219. Disponível em:<https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8647219>. Acesso em: 30 dez. 2020.
CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012.
COAN, Márluce; FREITAG, Raquel Mister Ko. Sociolinguística variacionista: pressupostos teórico-metodológicos e propostas de ensino. Domínios de Lingu@gem, [internet], v. 4, n. 2, p. 173-194, 27 fev. 2011. Disponível In: <http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11618>. Acesso em 12/12/2020.
COSTA, Marcos Antonio. Estruturalismo. In: MARTELOTTA, Mário Eduardo (Org.). Manual de linguística. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2018. p. 113-126.
ILARI, Rodolfo. O Estruturalismo lingüístico: alguns caminhos. In: MUSSALIM, Fernanda.; Bentes, Anna Christina (orgs.). Introdução à Linguística: fundamentos epistemológicos. São Paulo: Cortez, 2004, p.53-92. v.3.
LABOV, William. Padrões sociolinguísticos. Tradução de Marcos Bagno, Maria Marta P. Scherre e Caroline R. Cardoso. São Paulo: Parábola, 2008 [1972].
LABOV, William. Where does the Linguistic variable stop A response to Beatriz Lavandera. Sociolinguistic Working Paper, 44. Texas, 1978.
LIMA-NETO, Vicente de. Um estudo da emergência de gêneros no facebook. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014, 309p. Disponível In: < http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12573 >. Acesso em 05 jan. de 2021.
LYONS, John. Linguagem e Linguística: uma introdução. Tradução de Marilda WinklerAverbug; Clarisse Sieckenius de Souza. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A., 1987.
MARCUSCHI, Luís Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008a.
MARCUSCHI, Luís Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2008b.
MARCUSCHI, Luís Antônio. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antonio Carlos (orgs.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MARTINS, Suely de Sousa; OLIVEIRA, Luiz Henrique de. Linguagem e sociedade: um estudo sobre identidade(s) linguística(s), prestígio e preconceito linguístico. Miguilim – Revista Eletrônica do Netlli, Crato, v. 9, n. 2, p. 120-135, maio-ago. 2020. Disponível In:<http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/MigREN/article/view/2301>. Acesso em 28 dez. 2020.
OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
ROCHA, Jonas Eduardo. Uma proposta de descrição do gênero meme na perspectiva da semiótica social: caminhos para aplicação no ensino de leitura e escrita. Dissertação (Mestrado em Letras) ― Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 162p. 2020. Disponível In: <http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5080>. Acesso em: 4 jan. 2021.
RODRIGUES, Ana Germana Pontes. Variação e atitudes linguísticas na realização de fricativas no falar de Fortaleza. Tese (doutorado) - Universidade Estadual do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Fortaleza, 2018.
RONCARATI, Cláudia Nívia; UCHOA, José Alber Campos. Enfraquecimento das fricativas sonoras na fala do Ceará. Rev. de Letras, Fortaleza, v. 33, n. 1, p. 9-50, jan./jun. 2014. Disponível In: <http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15945>. Acesso em 4 jan. 2021.
SANTOS, Leonor Werneck; RICHE, Rosa Cuba; TEIXEIRA, Claudia Souza. Análise e produção de textos. São Paulo: Contexto, 2012.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de lingüística geral. 27. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
XAVIER, Antonio Carlos. Leitura, texto e hipertexto. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antonio Carlos (org.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Alexandra Maria de Castro e Santos Araújo, Lailton Ferreira Souza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Gli autori che pubblicano in questa rivista accettano i seguenti termini: a. Gli autori conservano i diritti d'autore e concedono alla rivista il diritto di prima pubblicazione, con l'opera contemporaneamente concessa in licenza con una licenza di attribuzione Creative Commons che consente la condivisione dell'opera con riconoscimento della paternità e prima pubblicazione su questa rivista. b. Gli autori sono autorizzati ad assumere ulteriori contratti separatamente, per la distribuzione non esclusiva della versione dell'opera pubblicata su questa rivista (es. pubblicazione in un repository istituzionale o come capitolo di libro), con riconoscimento della paternità e pubblicazione iniziale in questo rivista. c.Gli autori sono autorizzati e incoraggiati a pubblicare e distribuire il loro lavoro online (ad es. in archivi istituzionali o sulla loro pagina personale) in qualsiasi momento prima o durante il processo editoriale, poiché ciò può generare cambiamenti produttivi oltre ad aumentare l'impatto e la citazione di opera pubblicata