Língua e Identidade em Memes: uma proposta pedagógica da Variação Linguística
DOI :
https://doi.org/10.18364/rc.2023n64.595Mots-clés :
Meme, Língua Portuguesa, Variação linguísticaRésumé
Neste artigo, analisamos de que forma os memes da página “Pai do Pingu”, no Facebook, podem ser utilizados para o estudo da variação linguística nas aulas de Língua Portuguesa. Com uma linguagem tipicamente cearense, adaptada ao contexto dinâmico e versátil da internet, essa página virtual publica memes do estilo imagem fixa com legenda, alvo de reflexão da língua de acordo com a Pedagogia da Variação Linguística. Os resultados revelaram variações nos níveis (morfofonêmico; morfossintático; discursivo, semântico e lexical) do sistema da língua em que duas ocorrências foram pertinentes: o enfraquecimento de sons fricativos representado nos memes pela letra “r” (variação fonético-fonológica) e a não-marcação da concordância nominal de plural (variação morfológica e sintática). Essa conclusão, somada à proposta de intervenção pedagógica (desenvolvimento de atividades linguísticas, epilinguísticas e metalinguísticas envolvendo os memes), ratificam terem potencial para serem utilizados como ferramentas de reflexão sobre a língua, bem como suas variações.
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