210 anos de educação jesuítica: o ensino de línguas na babel brasílica
DOI:
https://doi.org/10.18364/rc.2021nEsp.447Parole chiave:
Educação jesuítica, ensino de línguas, História das Ideias Linguísticas, educação missionária.Abstract
Os duzentos anos do trabalho pedagógico dos jesuítas deixaram marcas indeléveis na história da educação brasileira. Dentre as inúmeras ações dos religiosos que chegaram com a missão de catequizar e instruir o gentio, estavam as de caráter linguístico, atendendo às necessidades da metrópole e da colônia que aqui se desenvolvia. O presente artigo, de cunho teórico e analítico, vale-se dos princípios da História das Ideias Linguísticas (AUROUX, 2014 [1992]; FÁVERO; MOLINA, 2006; COLOMBAT; FOURNIER; PUECH, 2017 [2010]) a fim de traçar um panorama das ações dos jesuítas concernentes ao ensino de línguas no Brasil. Para tanto, consideraram-se as seguintes obras: a Cartinha, de João de Barros (1539); a Arte de Gramática da lingoa mais usada na costa do Brasil, do Padre José de Anchieta (1595); e a Arte de Grammatica da Lingua Brasilica, do Padre Luís Figueira (1687 [1620]). O estudo demonstrou que a ação dos religiosos se concentrou principalmente no ensino do português, da língua brasílica e do latim, cujo enfoque variou ao longo dos séculos, visando à manutenção dos stati da Colônia, definidos pelos moldes da sociedade portuguesa da época.Downloads
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