Usos e funções de mesmo no português amazonense e sua contribuição para a construção de significados

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2023n64.1315

Parole chiave:

mesmo, português amazonense, Gramática Cognitiva

Abstract

Este artigo tem como proposta analisar usos e funções de ‘mesmo’ em amostras orais e escritas do português amazonense, almejando responder as seguintes perguntas: quais são os usos de ‘mesmo’ no português amazonense? Algum desses usos pode ser considerado característico dos amazonenses? Qual a contribuição de ‘mesmo’ para a construção do significado das predicações em que figura? Para tanto, em termos teóricos, fundamenta-se na Gramática Cognitiva e, no que diz respeito aos procedimentos de coleta e análise dos dados, respalda-se em contribuições da Sociolinguística variacionista. Os resultados encontrados em análises quantitativa e qualitativa dos dados demonstram que no português amazonense: (i) ‘mesmo’ é empregado como pronome demonstrativo (indicando semelhança/igualdade) e anafórico (em referência nominal), como advérbio (reforçando inclusão, exclusão e confirmação), como adjetivo (reforçando identidade), e como conjunção concessiva (indicando concessão); (ii) o uso mais característico de ‘mesmo’ é o de reforçador de confirmação; (iii) ‘mesmo’ utilizado como reforçador contribui para a construção de significados ao pôr em proeminência uma predicação nominal, uma predicação relacional de processo ou uma predicação relacional atemporal.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Jussara Abraçado, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora titular de Linguística da Universidade Federal Fluminense. É editora associada da revista Gragoatá, desde 2018. Sua formação inclui Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais, sob a orientação do Prof. Dr. Marco Antônio de Oliveira; Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a orientação da Profa. Dra. Cecília Mollica; e realização de estágios de pós-doutoramento em Linguística Cognitiva: na Universidade Católica de Braga, sob a supervisão do Prof. Dr. Augusto Soares da Silva, e na Universidade Federal de Juiz de Fora, sob a supervisão da Profa. Dra. Margarida Salomão. É membro do Grupo de Investigação “Linguagem, cognição e sociedade”, cadastrado na Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal e atua na coordenação dos Grupos de Pesquisas Galego e Português - que reúne pesquisadores brasileiros (da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e espanhóis (da Universidade de Santiago de Compostela) e de Estudos Linguísticos sobre o português em Uso (PorUs), integrado por pesquisadores da UFF, USP, UFES e UESB . É coordenadora do Projeto Gramática do Português da Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL), que reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros dedicados ao estudo da língua portuguesa. Desenvolve pesquisas na linha teórica da Linguística Cognitiva, com ênfase na interface entre Linguística Cognitiva e Sociolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: tempo e modalidade, vozes verbais e ordem de palavras.

Marcilene da Silva Nascimento Cavalcante, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutora em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense em Niterói - RJ (2021); Mestre em Estudos Amazônicos pela Universidade Nacional da Colômbia - Sede Amazônia-Letícia, na área de História e Cultura Amazônicas (2011); título reconhecido pela Universidade Federal do Pará em 15 de outubro de 2014 - Res.: N. 4.578 CONSEPE; especialista em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Amazonas (2004); licenciada em Letras: Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (1995). Atualmente é professora Adjunto II da Universidade Federal do Amazonas - Sede Instituto de Natureza e Cultura em Benjamin Constant (desde 2006). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Sociolinguística.

Riferimenti bibliografici

ABREU, Antônio Suárez. Linguística cognitiva: uma visão geral e aplicada. São Paulo. Ateliê Editorial, 2010.

AMORIM, Francisco Gomes de. Os selvagens. 2. ed. Manaus: Editora Valer, 2004.

AMORIM, Neide Correia Sant’Anna. O item linguístico MESMO: confrontando usos e funções no português do Brasil. Tese de Doutorado em Linguística. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa-PB, 2009.

BIASOTTO, Milenne. Para uma gramática da produção: análise da marca MESMO sob o enfoque da teoria das operações predicativas e enunciativas. Tese de Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa. Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Araraquara-SP, 2012.

CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2012.

CASTILHO, Ataliba T. de; LOPES, Célia Regina. (Coord.). História do português brasileiro: mudança sintática das classes de palavra: perspectiva funcionalista. São Paulo: Contexto, 2018, p.240-293.

CAVALCANTE, Marcilene da Silva Nascimento. Usos e funções de MESMO no português amazonense sob a perspectiva da interface teórica entre a Linguística Cognitiva e a Sociolinguística. Tese de Doutorado em Estudos de Linguagem. Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense. Niterói – Rio de Janeiro, 2021.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

CUNHA, Celso; CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 3. ed. Rio de Janeiro: Lexikon Informática, 2007. 762 p.

EVANS, Vyvian; GREEN, Melanie. Cognitive linguistics: An introduction. Edinburg University Press Ltd. 2006. 829 p.

FERRARI, Lilian. Sociolinguística cognitiva. In.: Mollica, Maria Cecilia & Ferrarezi JR., Celso. (Orgs.) Sociolinguística, Sociolinguísticas: uma introdução. São Paulo: Contexto, 2016, p. 135-144.

GEERAERTS, Dirk. Cognitive linguistics: Basic Readings. Katholieke Universiteit Leuven, Belgium, 2008, p. 1-28.

LAKOFF, George & Johnson, Mark. Metáforas da vida cotidiana. Tradução: Grupo de Estudos da Indeterminação e Metáforas (GEIM). São Paulo. Mercado de Letras, 2002.

LANGACKER, Ronald W. Foundations of cognitive grammar. Volume I: Theoretical Prerequisites. Stanford, CA: Standford University Press, 1987.

LANGACKER, Ronald W. Introduction in concept, image, and symbol: The Cognitive Basis of Grammar. Berlin/ New York: Mouton de Gruyter, 1990.

LANGACKER, Ronald W. Grammar and conceptualization. Berlin/ New York: Mouton de Gruyter. 1999.

LANGACKER, Ronald W. Cognitive Grammar: introduction to concept, image, a nd symbol. I n.: G eeraerts, Dirk. Cognitive Linguistics: Basic Readings. Katholieke Universiteit Leuven, Belgium, 2006, p. 29-67.

LANGACKER, Ronald W. Cognitive Grammar. In. Geeraerts, Dirk & Cuyckens, Hubert. The Oxford Handbook of Cognitive Linguistics. Oxford. University Press, 2007, p. 421-462.

LANGACKER, Ronald W. Cognitive grammar. A Basic Introduction. Oxford University Press, 2008.

MOREIRA, Emília Laudicéia. O uso de o (s) mesmo (s) como elemento anafórico numa modalidade escrita do português do Brasil. Dissertação de Mestrado em Estudos Linguísticos. Universidade Federal do Paraná. Curitiba-PR, 2007.

MOURA NEVES, Maria Helena de. Gramática de usos do português. 2. ed. São Paulo: Unesp, 2011.

NASCENTES, Antenor. Dicionário etimológico da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1932.

OLIVEIRA, Anna Karolina Miranda. “O mesmo? Que mesmo? Ah, é mesmo...”: a dinamicidade linguística da construção referencial do mesmo na Língua Portuguesa. Dissertação de Mestrado em Letras. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2013.

PRESTES- RODRIGUES, Liliane da Silva. Advérbios aspectualizadores de reiteração: estudo baseado em corpora sob a ótica da Linguística Cognitiva. Tese de Doutorado em Letras. Universidade Católica de Pelotas. Centro de Educação e Comunicação. Programação de Pós-graduação emmLetras. Pelotas, 2012.

SILVA, Augusto Soares da. A Linguística cognitiva: uma breve introdução a um novo paradigma em Linguística. Revista Portuguesa de Humanidades, v. 1, Nº 1-2, 1997, p. 59-101.

SILVA, Augusto Soares da. Perspectivação conceptual e Gramática. Revista Portuguesa de Humanidades: estudos linguísticos. Faculdade de Filosofia da UCP, Braga, v. 12-1, 2008, p. 17-44.

SILVA, Augusto Soares da. Sociolinguística cognitiva: razões e escopo de uma nova área de investigação linguística. In: Revista Portuguesa de Humanidades: estudos linguísticos. Faculdade de Filosofia da UCP, Braga, v. 13-1, 2009, p. 191-212.

SILVA, Augusto Soares da. & Batóreo, Hanna Jakubowickz. Gramática cognitiva: estruturação conceptual, arquitetura e aplicações. In. Brito, Ana Maria (Org.). Gramática: História, teorias, aplicações. Porto: Fundação Universidade do Porto, 2010, p. 229-251.

Pubblicato

2023-02-17

Fascicolo

Sezione

Articolo