Aspectos e características da interação na produção do resumo acadêmico: do texto-fonte ao resumo produzido
DOI :
https://doi.org/10.18364/rc.v1i58.348Résumé
Este artigo tem o objetivo de revisitar os conceitos trazidos pelo Círculo de Bakhtin a respeito do encontro entre o autor e seus interlocutores, buscando compreender como eles se manifestam, constitutiva e verbalmente, no gênero discursivo resumo acadêmico, bem como apresentar uma reflexão teórico-analítica sobre um exemplar do gênero, à luz da perspectiva dialógica de estudo da linguagem. As discussões demonstraram como várias vozes constituem o exemplar, de forma constitutiva e verbal, o que encaminha a construção do enriquecimento de sentido ao texto fonte, da progressão do que foi assimilado do discurso precedente, e um direcionamento à situação social específica, considerando quem são todos os co-participantes da interação. Foi possível ainda a elaboração de uma síntese dos principais aspectos e características do gênero.Téléchargements
Références
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo/SP: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, Mikhain. Os gêneros do discurso. Organização e tradução de Paulo Bezerra. São Paulo/SP: Editora 34, 2016.
BAKHTIN, Mikhain/VOLOCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo/SP: Hucitec, 2006.
BORBA, Vicentina Maria Ramires. Gêneros textuais e produção de universitários: o resumo acadêmico. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2004.
BRAGAGNOLLO, Rubia Mara. O gênero resumo acadêmico na formação docente inicial. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras. Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2011.
BRAGAGNOLLO, Rubia Mara; MENEGASSI, Renilson José. Resumo Acadêmico: uma experiência mediativa com o gênero na formação docente inicial. Acta Scientiarum. Language and Culture. Maringá, v. 36, n. 2, p. 217-226, abr./jun., 2014.
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas/SP: Mercado das Letras, 2004, p. 95-128.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2008.
MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lilian. Resumo. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
MENEGASSI, Rensilon José. Exauribilidade temática no gênero discursivo. In: SALEH, Pascoalina; OLIVEIRA, Sheila. (Org.). Leitura, escrita e ensino de língua em debate. Ponta Grossa: UEPG, 2010. p. 77-90.
OLIVEIRA, Siderlene Muniz. Os verbos de dizer em resenhas acadêmicas e a interpretação do agir verbal. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Pontifícia Universidade Católica. São Paulo, 2004.
POLATO, Adriana Delmira Mendes; MENEGASSI, Renilson José. O estilo verbal como o lugar dialógico e pluridiscursivo das relações sociais: um estatuto dialógico para a análise linguística. Bakhtiniana, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 123-143, Maio/Ago. 2017.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado das Letras, 2004.
SCHNEUWLY, Bernard. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. Tradução de Glaís Sales Cordeiro. Revista Brasileira de Educação. n. 11, mai/jun/jul/ago, p. 5-16, 1999.
VOLOCHINOV, Valentin. A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes : a. Les auteurs conservent les droits d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, l'œuvre étant concédée simultanément sous licence Creative Commons Attribution qui permet de partager l'œuvre avec reconnaissance de la paternité et première publication dans cette revue. b. Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour la distribution non exclusive de la version de l'œuvre publiée dans cette revue (par exemple, publier dans un dépôt institutionnel ou sous forme de chapitre de livre), avec mention de la paternité et de la publication initiale dans cette revue. journal. c.Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple dans des référentiels institutionnels ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des changements productifs ainsi qu'augmenter l'impact et la citation de travail publié