Aspectos e características da interação na produção do resumo acadêmico: do texto-fonte ao resumo produzido
DOI:
https://doi.org/10.18364/rc.v1i58.348Abstract
Este artigo tem o objetivo de revisitar os conceitos trazidos pelo Círculo de Bakhtin a respeito do encontro entre o autor e seus interlocutores, buscando compreender como eles se manifestam, constitutiva e verbalmente, no gênero discursivo resumo acadêmico, bem como apresentar uma reflexão teórico-analítica sobre um exemplar do gênero, à luz da perspectiva dialógica de estudo da linguagem. As discussões demonstraram como várias vozes constituem o exemplar, de forma constitutiva e verbal, o que encaminha a construção do enriquecimento de sentido ao texto fonte, da progressão do que foi assimilado do discurso precedente, e um direcionamento à situação social específica, considerando quem são todos os co-participantes da interação. Foi possível ainda a elaboração de uma síntese dos principais aspectos e características do gênero.Downloads
References
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo/SP: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, Mikhain. Os gêneros do discurso. Organização e tradução de Paulo Bezerra. São Paulo/SP: Editora 34, 2016.
BAKHTIN, Mikhain/VOLOCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo/SP: Hucitec, 2006.
BORBA, Vicentina Maria Ramires. Gêneros textuais e produção de universitários: o resumo acadêmico. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2004.
BRAGAGNOLLO, Rubia Mara. O gênero resumo acadêmico na formação docente inicial. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras. Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2011.
BRAGAGNOLLO, Rubia Mara; MENEGASSI, Renilson José. Resumo Acadêmico: uma experiência mediativa com o gênero na formação docente inicial. Acta Scientiarum. Language and Culture. Maringá, v. 36, n. 2, p. 217-226, abr./jun., 2014.
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas/SP: Mercado das Letras, 2004, p. 95-128.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2008.
MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lilian. Resumo. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
MENEGASSI, Rensilon José. Exauribilidade temática no gênero discursivo. In: SALEH, Pascoalina; OLIVEIRA, Sheila. (Org.). Leitura, escrita e ensino de língua em debate. Ponta Grossa: UEPG, 2010. p. 77-90.
OLIVEIRA, Siderlene Muniz. Os verbos de dizer em resenhas acadêmicas e a interpretação do agir verbal. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Pontifícia Universidade Católica. São Paulo, 2004.
POLATO, Adriana Delmira Mendes; MENEGASSI, Renilson José. O estilo verbal como o lugar dialógico e pluridiscursivo das relações sociais: um estatuto dialógico para a análise linguística. Bakhtiniana, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 123-143, Maio/Ago. 2017.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado das Letras, 2004.
SCHNEUWLY, Bernard. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. Tradução de Glaís Sales Cordeiro. Revista Brasileira de Educação. n. 11, mai/jun/jul/ago, p. 5-16, 1999.
VOLOCHINOV, Valentin. A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.