O manual escolar e o ensino da gramática: algumas considerações e conclusões a partir de um “caso”
DOI:
https://doi.org/10.18364/rc.2023nEspecial.1398Palabras clave:
Língua portuguesa, Ensino, Manual escolarResumen
Atualmente, o manual escolar é o recurso educativo mais utilizado por professores e alunos. No contexto educativo português, ele goza de um estatuto privilegiado, consignado nos próprios normativos legais. A centralidade deste recurso educativo verifica-se igualmente no que respeita ao ensino-aprendizagem do Português. Assim, dada a forte presença do manual escolar nos processos de ensino-aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa/Português, é nosso objetivo nuclear verificar, a partir do estudo de um “caso”, se o manual desempenha um papel determinante na (con)formação de conceções, práticas e representações sobre a língua, sobre o processo de ensino-aprendizagem dessa língua, sobre o papel dos diversos intervenientes nesse processo, a validade de determinados conteúdos e/ ou metodologias, etc., uma vez que ele veicula, de forma explícita e/ou implícita, conceções e representações de autores e editores sobre esses aspetos.
Descargas
Citas
AGUIAR E SILVA, Vítor Manuel. “O texto literário e o ensino da Língua Materna”, in AAVV, Congresso sobre a Investigação e o Ensino do Português - Actas (Maio, 1987). Lisboa: ICALP/ME, 1989.
AGUIAR E SILVA, Vítor Manuel. Teoria e Metodologia Literárias. Lisboa: Universidade Aberta, 1990.
AMOR, Emília. Didáctica do Português – Fundamentos e metodologia. Lisboa: Texto Editora (col. Educação Hoje), 1993a.
AMOR, Emília Marçal & Cabral, Assunção T. Caldeira. O Discurso Pedagógico no Manual Escolar. O Professor. n. 102, dez. 1987.
APP Associação de Professores de Português. Que Ensino da Língua Portuguesa para o Século XXI? Anuário da Educação. Eurostandarte, p. 22-23, 1998-99.
APP Projecto Português 2002: O Ensino e a Aprendizagem do Português na Transição do Milénio. Relatório preliminar. Lisboa: M.E, 2001.
APPLE, Michel W. (Ideología y currículo. Madrid : Akal/Universitaria, 1986b.
APPLE, Michel W. Maestros y textos. Una economía política de las relaciones de clase y de sexo en educatión. Barcelona: Ministerio de Educación y Ciencia y Ediciones Paidós Ibérica, 1997.
ASSUNÇÃO, Carlos da Costa. O Poder e a gramática com base num exemplo. In: Linguística e Educação. Actas do Encontro da associação Portuguesa de Linguística, Lisboa: Edições Colibri/Associação Portuguesa de Linguística, p. 15-34, 1998.
BARBEIRO, Luís Filipe (1999). Funcionamento da língua: as dimensões activadas a partir dos manuais escolares. In: CASTRO, Rui Vieira de et al. (Orgs.). Manuais Escolares. Estatuto, Funções, História. Actas do I Encontro Internacional sobre Manuais Escolares. Braga: CEEP/IEP/ Universidade do Minho, p. 95-110, 1999.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1995.
CARVALHO, José António Brandão S. Os manuais escolares de Língua Portuguesa: representações da escrita e do ensino/aprendizagem da escrita. Comunicação apresentada no II Colóquio sobre Questões Curriculares. Braga, Universidade do Minho, 1996.
CARVALHO, José António Brandão. A escrita nos manuais de língua portuguesa – objecto de ensino/aprendizagem ou veículo de comunicação? In: CASTRO, Rui Vieira de et al. (Orgs.). Manuais Escolares. Estatuto, Funções, História. Actas do I Encontro Internacional sobre Manuais Escolares. Braga: CEEP/IEP/ Universidade do Minho, p. 179-188, 1999.
CASTRO, Rui Vieira de. Para a análise do discurso pedagógico. Constituição e transmissão da gramática escolar. Braga: Universidade do Minho, 1995.
CASTRO, Rui Vieira de (1999). Já agora, não se pode exterminá-los? Sobre a Representação dos Professores em Manuais Escolares de Português. In: CASTRO, Rui Vieira de et al. (Orgs.). Manuais Escolares. Estatuto, Funções, História. Actas do I Encontro Internacional sobre Manuais Escolares. Braga: CEEP/IEP/ Universidade do Minho, p.189-196, 1999.
CASTRO, Rui Vieira de et al. (Orgs.). Manuais Escolares. Estatuto, Funções, História. Actas do I Encontro Internacional sobre Manuais Escolares. Braga: CEEP/IEP/ Universidade do Minho, 1999.
CASTRO, Rui Vieira de & Sousa, Maria de Lourdes (Orgs.) Linguística e Educação. Actas do Encontro da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: Edições Colibri/Associação Portuguesa de Linguística, 1998a.
COSTA, João, Costa, Maria Armanda & Barbosa, Jorge Morais. A gramática na sala de aula. In: Reis, Carlos (Org..). Actas. Conferência Internacional sobre o Ensino do Português. Lisboa: DGIDC/ME, p. 149-186, 2008.
CRISMORE, Avon. Rhetorical Form, Selection and Use of Textbooks, in De Castell, Luke & Luke (orgs). Language, authority and criticism: reading son the school textbook. London: Falmer Press, p. 133-152, 1989.
DELGADO-MARTINS, Maria Raquel (1999). “Das Reformas do Ensino do Português”, in Revista Portuguesa de Educação, vol. 12, n.º 1, p. 111-125.
DUCROT, Oswald (1972). Dire et ne pas dire. Principes de sémantique linguistique. Paris : Hermann.
FONSECA, Fernanda Irene & Fonseca, Joaquim (1990). Pragmática linguística e ensino do Português. Coimbra: Almedina.
FRIAS, Maria José (1992). Língua Materna – Língua Estrangeira. Uma Relação Multidimensional. Porto: Porto Editora.
GOODMAN, Kenneth S. et al. Report Card on Basal Readers. New York: Richard C. Owen Publishers, Inc, 1988.
LAMAS, Estela Pinto Ribeiro. O Manual – O Caso Específico do Manual de Língua Materna. A Aula de Língua e Literatura Maternas,. Vila Real: UTAD, caderno 2, p. 19-30, 1994.
LOMAS, Carlos & Osoro, Andrés. Los materiales didácticos: análisis e instrucciones de uso, in Carlos Lomas (Coord.), p. 183-222, 1996.
PEDRO, Emília Ribeiro (Org.). Análise crítica do discurso. Uma perspectiva sociopolítica e funcional. Lisboa: Ed. Caminho, 1997a.
PEDRO, Emília Ribeiro (1997b). Análise crítica do discurso: aspectos teóricos, metodológicos e analíticos. In: PEDRO, Emília Ribeiro (Org.). Análise crítica do discurso. Uma perspectiva sociopolítica e funcional. Lisboa: Ed. Caminho, p. 19-46, 1997a.
REIS, Carlos & Adragão, José Victor. Didáctica do português. Lisboa: Universidade Aberta, 1990.
RODRIGUES, Angelina Ferreira. A leitura de literatura no Ensino Secundário: estatuto e funções dos livros para-escolares. Revista Portuguesa de Educação, 9 (2), 61-88, 1996.
RODRIGUES, Angelina Ferreira. Das Configurações do Manual às Representações de Literatura. CASTRO, Rui Vieira de et al. (Orgs.). Manuais Escolares. Estatuto, Funções, História. Actas do I Encontro Internacional sobre Manuais Escolares. Braga: CEEP/IEP/ Universidade do Minho, p. 423- 440, 1999.
SEQUEIRA, Fátima. A importância dos materiais curriculares em contextos de ensino/aprendizagem do Português. Actas do Congresso Internacional sobre o Português. Lisboa: Universidade de Lisboa, 1996.
SOUSA, Maria de Lourdes Dionísio. Manuais escolares e a constituição de comunidades interpretativas, In: LEITE, Laurinda et al. (Orgs). Didácticas/ Metodologias da Educação. Braga: Universidade do Minho, p. 575-590, 1997b.
SOUSA, Maria de Lourdes Dionísio. Níveis de estruturação e dimensões de transmissão dos livros de português. In: CASTRO, Rui Vieira de et al. (Orgs.). Manuais Escolares. Estatuto, Funções, História. Actas do I Encontro Internacional sobre Manuais Escolares. Braga: CEEP/IEP/ Universidade do Minho, p. 495-506, 1999.
SOUTO, António Manuel Lopes de Oliveira. Coerência e coesão textuais nos manuais de língua portuguesa de 10.º ano. Vila Real: UTAD, dissertação de Mestrado, 2009.
TAVARES, Maria Andresen Sousa. A antologia escolar no ensino do português. Braga: Universidade do Minho, dissertação de mestrado (não publicada), 1987.
TAVARES, Maria Andresen Sousa (1989). A Transmissão Escolar dos Valores Literários. Os Textos Consagrados. In: Fátima Sequeira, Rui Vieira de Castro e Maria de Lourdes Sousa (orgs.), p. 91-124.
TORMENTA, José Rafael (1996). Manuais escolares. Inovação ou tradição? Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1996.
VAN DIJK, Teun. Principles of critical discourse analysis. Discourse & Society. v. 4, n.2, 249-283, 1993.
VERÍSSIMO, Artur (Coord.), Serpa, Ana Isabel, Rodrigues, Goretti & Sousa, Henriqueta. Viver em Português 7. Lisboa: Areal Editores, 2016.
VILELA, Graciete; Duarte, Isabel Margarida & Figueiredo, Olívia. Metodologia do ensino do português. In: CARVALHO, Adalberto Dias de (org.), Novas Metodologias em educação. Porto: Porto Editora (col. Educação), 227-261, 1995.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos: Los autores retienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia de Atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en este diario. c. Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos así como incrementar el impacto y la cita. del trabajo publicado