Questões de leitura e semântica no ensino de Língua Portuguesa: convergências e divergências entre Brasil e Cabo Verde
DOI:
https://doi.org/10.18364/rc.2023n66.1365Palabras clave:
Ensino de Língua Portuguesa, Leitura, Lusofonia, SemânticaResumen
Entendemos o livro didático como lócus privilegiado para a percepção da identidade linguística, mas é espaço de reflexões lusófonas? Este trabalho apresentará uma análise das estratégias de leitura, especialmente as relacionadas às questões semânticas para análise de pontos de identidade no ensino de língua portuguesa no Brasil e em Cabo Verde. Para tanto, elegemos “Português: conexão e uso”, 7º ano: ensino fundamental anos finais, de Dileta Delmato e Laiz B. de Carvalho (2018) – Brasil, e “Língua Portuguesa: por novos caminhos”, 7º ano, de Margarida Santos e Rosa Santiago (2020) – Cabo Verde. Como procedimentos metodológicos, utilizaremos os postulados de Köerner (1996) e Batista (2013), considerando-se a contextualização do período; a descrição das obras analisadas, nas quais focalizaremos as estratégias de leitura (SOLÉ, 1998) e, nestas, as questões semânticas (MARQUES, 1996), buscando confluências e divergências de identidade (BRITO, 2013). Desse modo, esperamos contribuir com a compreensão do ensino de língua portuguesa, pautado na identidade lusófona em ambos os países.
Descargas
Citas
AULETTE digital. Dicionário Caldas Aulette. https://www.aulete.com.br/
BATISTA, Ronaldo de Oliveira. Introdução à historiografia da linguística. São Paulo: Cortez, 2013.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB – Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília, MEC, 1996.
BRASIL. Constituição da República federativa do Brasil de 1988. Disponível em <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em Acesso em 2 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017.
BRITO, Regina Pires de. Língua e identidade no universo da lusofonia: aspectos de Timor-Leste e Moçambique. São Paulo: Terracota, 2013.
CABO VERDE. Constituição da República de Cabo Verde. 2010. Disponível em <https://www.parlamento.cv/downloads/Constitui%C3%A7%C3%A3o%20da%20Rep%C3%BAblica%20de%20Cabo%20verde,%202010.pdf>. Acesso em 2 fev. 2022.
CABO VERDE. Carta política educativa. 3 de agosto de 2017. Disponível em https://minedu.gov.cv/media/carta/2020/10/05/Carta_Poltica_Educativa.pdf. Acesso em 2 fev. 2022.
CABO VERDE. Decreto Legislativo nº 13, de 07 de dezembro de 2018, que altera as Bases do Sistema Educativo. B. O. da República de Cabo Verde. I Série. Nº 80. p. 1934-1938. Disponível em <https://minedu.gov.cv/media/orientacao/2020/10/06/Decreto-legislativo_n%C2%BA_13_2018_LBSE.pdf>. Acesso em 2 fev. 2022.
CANÇADO, Marcia. Manual de Semântica: noções básicas e exercícios. São Paulo: Contexto, 2012.
DELMANTO, Dileta; CARVALHO, Laiz B. de. Português: conexão e uso. 7º ano: ensino fundamental, anos finais. Manual do professor. São Paulo: Saraiva, 2018. Disponível em <https://saber.com.br/obras/PNLD/PNLD_2020/PORTUGUES_CONEXAO_USO/7ANO/PNLD20_Port_Conexao_Uso_7ano_MatDigProf.pdf>. Acesso em 2 fev. 2022.
FERRAREZI JR, Celso. Semântica. São Paulo: Parábola, 2019.
HENRIQUES, Cláudio Cezar. Léxico e semântica: estudos produtivos sobre palavra e significação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
KÖERNER, E. F. Konrad. Questões que persistem em Historiografia Linguística. Trad. de Cristina Altman. ANPOLL. Revista da Associação Nacional de Pós-graduação em Letras e Lingüística 2. 1996. p. 45-70.
LYONS, J. Linguagem e linguística: uma introdução. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1987.
MARQUES, Maria Helena Duarte. Iniciação à Semântica. 3. Jorge Zahar Editor. 1996
SANTOS, Margarida; SANTIAGO, Rosa. Língua portuguesa: por novos caminhos. 7º ano de escolaridade. MEC: Cabo-Verde, 2020. Disponível em: <https://minedu.gov.cv/manuais41>. Acesso em: 2 fev. 2022.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
SWIGGERS, Pierre. A historiografia da linguística: objeto, objetivos, organização. Confluência, nº 44-45 – 1º e 2º semestre de 12013. Disponível em <https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/602>. Acesso em: 2 fev. 2022.
VALENTE, André. A língua nossa de cada dia. 3.ed. Rio de Janeiro. Vozes, 1998.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Sônia Maria Nogueira, Patrícia Di Iorio
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos: Los autores retienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia de Atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en este diario. c. Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos así como incrementar el impacto y la cita. del trabajo publicado