Enquadramento semântico-pragmático dos ítens “ainda” e “ainda só”: um olhar para a variedade do português falado em Angola
DOI:
https://doi.org/10.18364/rc.v1i58.338Resumo
No âmbito da variação linguística, procuraremos, no presente estudo, refletir em torno dos itens ainda e ainda só, no português falado em Angola. Neste país, o português apresenta marcas típicas (de natureza sintática, morfológica, fonético-fonológica e semântico-pragmática), embora ainda não possua instrumentos normalizadores, como gramáticas e dicionários específicos desta variante. O caso que agora nos ocupa pretende destacar as diferenças semântico-pragmáticas que se observam no português em Angola e identificar os desvios que neste âmbito existem em relação à norma padrão. Para a concretização dos nossos objetivos, usaremos os textos produzidos por alunos da 7ª classe do sistema de ensino angolano.Downloads
Referências
BARROS, Agnela. A situação do português em Angola. In: MATEUS, Maria Helena Mira (ed.) Uma Política de Língua para o Português. Lisboa: Colibri, 2002, p. 35-44.
BARROS, Vítor. Nova Gramática de Português: Língua estrangeira e língua segunda. Lisboa: Edições Colibri, 2015.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2009.
CÂMARA JR., Mattoso. Estrutura da língua portuguesa. 36º ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
COSTA, António. Ruturas estruturais do português e línguas bantu em Angola: para uma análise diferencial. Universidade Católica de Angola: Luanda, 2006.
COSTA, Ana; COSTA, João. O que é um advérbio?. Lisboa: Edições Colibri, 2001.
COSTA, João. O Advérbio em Português Europeu. Lisboa. Edições Colibri, 2008.
COSTA, Teresa. Os Empréstimos das Línguas Bantu no Português Falado em Angola. Luanda: Edição de Autor, 2013.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Edições JSC, 1984.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Edições JSC, 2014.
______.Dicionário Integral – Língua Portuguesa. Luanda: Texto Editores, (2012).
FERNANDES, João; NTONDO, Zavoni. Angola: Povos e Línguas. Luanda: Nzila, 2002.
FIGUEIREDO, José Nunes de; FERREIRA, António Gomes. Compêndio de Gramática Portuguesa. Porto: Porto Editora, 1987.
GOUVEIA, Carlos. Pragmática. In: FARIA, Isabel; Emília Ribeiro Pedro; Inês Duarte, Carlos A. M. Gouveia. Introdução à linguística geral e portuguesa. Lisboa: Caminho, 1996, p. 383- 419.
KOCH, Ingedore; SILVA, Maria. Linguística aplicada ao português: morfologia. São Paulo: Cortez, 2003.
LIMA, José Pinto de. Pragmática Linguística. Lisboa: Editorial Caminho, 2006.
LOPES, Ana; RIO-TORTO, Graça. Semântica. Lisboa: Editorial Caminho, 2007.
MACHADO, Maria. Sintaxe dos advérbios de modo em Português. Dissertação (Mestrado em Linguística). Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1996.
MATOS, João Carlos. Gramática Moderna da Língua Portuguesa. Lisboa: Escolar Editora, 2010.
MINGAS, Amélia. Português de Angola: Uma Realidade? em: VIII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa. Macau: Centro Cultural da Universidade de Macau, v.1, 1998, p.109-126.
MINGAS, Amélia. Interferência do Kimbundu no Português Falado em Lwanda. Porto: Campo das Letras, 2000.
MONTEVERDE, Emilio. Manual Encyclopedico para uso das Escolas de Instrução Primária. Lisboa: Imprensa Nacional, 1870.
MOREIRA, Vasco; PIMENTA, Hilário. Gramática de Português - 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. Porto: Porto Editora, 2017.
NASCIMENTO, Marcos Soares do; SANTOS, Gilberlande Pereira dos (orgs.). Pragmática: compreensão e violação das máximas conversacionais em gêneros textuais diversificados. Recife: Libertas, 2010.
OLIVEIRA, Fátima. Semântica. In: Faria, Isabel; Emília Ribeiro Pedro; Inês Duarte, Carlos A. M. Gouveia. Introdução à linguística geral e portuguesa. Lisboa: Caminho, 1996, p. 333- 379.
RAPOSO, Eduardo et al. Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2013.
SILVA, Ana Alexandra. Estatuto Sintático dos «Advérbios»: Função e Classe. Évora: CEL, 2009.
UNDOLO, Márcio. Caracterização da norma do português em Angola. Tese (Doutoramento em Linguística). Évora: Universidade de Évora, 2014.
VILELA, Mário. Gramática da Língua Portuguesa. Coimbra: Edições Almedina, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a.Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado