Reflexões sobre crítica textual e o estudo do passado em forma de textos literários
DOI:
https://doi.org/10.18364/rc.v1i50.123Resumo
Resumo: Reflexões sobre a importância da Crítica Textual para o estudo da gênese, transmissão e recepção de textos, estudo esse que é eivado de historicidade e também fundamental para estudarmos a literatura e sua história. A Crítica Textual/Filologia é de suma importância para a preservação e a divulgação do patrimônio cultural em forma de textos escritos. Palavras-chave: Crítica Textual, Patrimônio Cultural, Transmissão Textual.Downloads
Referências
BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
CASTRO, Ivo. O Retorno à Filologia. In:http://www.clul.ul.pt/files/ivo_castro/1995_Retorno__Filologia.pdf. Acesso em 09/03/2016.
LOSADA SOLER, Elena (ed.). A Ilustre Casa de Ramires. Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1999.
MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Papéis Avulsos. Rio de Janeiro: Lombaerts. 1882.
MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Memórias Póstumas de Brás Cubas.Edições Críticas das Obras de Machado de Assis. Texto Estabelecido pela Comissão Machado de Assis. 2 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira/Brasília:INL, 1977.
QUEIROZ, José Maria d´Eça de. Introdução. In: QUEIROZ, Eça de. O Egypto. Notas de viagem. Porto, Lelo & Irmão, 1926, p. VII.
REIS, Carlos; MILHEIRO, Maria do Rosário. A Construção da Narrativa Queirosiana. O Espólio de Eça de Queirós. Imprensa Nacional-Casa da Moeda,1989.
REIS, Carlos. As Conferências do Casino. Lisboa: Alfa, 1990.
REIS, Carlos; CUNHA, Maria do Rosário. O Crime do Padre Amaro. Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2000.
STACH, Reiner. Entrevista à Graça Magalhães-Ruether. O Processo de Kafka. In: Caderno Prosa & Verso, O Globo, 27/02/2010. Rio de Janeiro, p. 2.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a.Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado