Leitura de textos no ensino médio: uma proposta didática

Autores

  • Givan Ferreira Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Londrina
  • Sônia Regina Antunes Naufal de Souza Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v1i52.153

Resumo

RESUMO: Este artigo tem por objetivos apresentar e analisar a aplicação de uma proposta didática de trabalho com leitura na escola, com base em operações de pensamento - comparação, classificação, argumentação, hipótese e definição, para auxiliar o professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio a desenvolver em seus aprendizes a competência leitora de textos. A pesquisa concebe a leitura numa visão cognitiva e sociointeracional e se caracteriza, basicamente, como de campo, experimental e analítica. Os resultados demonstram uma apropriação satisfatória dos estudantes sobre as operações de pensamento e seu uso consciente como estratégia para chegar ao entendimento global e coerente de textos. PALAVRAS-CHAVE: Ensino escolar de leitura de textos. Operações de pensamento. Proposta didática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Givan Ferreira Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Londrina

Possuo doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina e atualmente sou docente de cursos de graduação e programa de mestrado em ensino da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Londrina.

Sônia Regina Antunes Naufal de Souza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina

Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Londrina, especialista em Psicopedagogia pela mesma instituição e mestra em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Professora de Língua Portuguesa do Ensino Médio na cidade de Londrina.

Referências

ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. 2 ed., São Paulo: Parábola, 2009.

BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Ática, 1975.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclo de Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Fundamental, 1998, p. 69-70.

BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia. Sobre o ensino de língua materna no ensino médio e a formação de professores: introdução dialogada. In: BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia (orgs). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006. p. 11-22.

COLOMER, Teresa; CAMPS, Anna. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Porto Alegre: ArtMed, 2002.

FREITAS, Vera Aparecida de Lucas. Mediação: estratégia facilitadora da compreensão leitora. In: BORTONI-RICARDO, Stella Maris e outros (orgs.). Leitura e mediação pedagógica. São Paulo: Parábola, 2012. P.65-85.

GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever. 2ª ed., São Paulo: Martins Fontes, 2012.

GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1967.

KATO, Mary Aizawa. O aprendizado da leitura. 4 ed., São Paulo: Martins Fontes, 1995.

KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 15ª ed., Campinas - SP: Pontes Editores, 2013a.

__________. Oficina de leitura: teoria e prática. 15 ed., Campinas - SP: Pontes Editores, 2013b.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3ª ed., São Paulo: Contexto, 2012.

___________. Argumentação e linguagem. São Paulo: Cortez, 1984.

LAJOLO, Marisa. O texto não é pretexto. In: ZILBERMAN, Regina (org.) Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993, p. 59-72.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gênero e compreensão. 3ª ed., São Paulo: Parábola, 2008.

____________. Compreensão de texto: algumas reflexões. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs.). O livro didático de português: múltiplos olhares. 2ª ed., São Paulo: Lucerna, 48-61.

MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs.). Gêneros textuais e ensino. 4ª ed., Rio de Janeiro: Lucerna, 2006.

RATHS, Louis E. e outros. Ensinar a pensar. 2 ed., São Paulo: EPU, 1977.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris e outros (orgs.). Leitura e mediação pedagógica. São Paulo: Parábola, 2012.

SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

SEVERINO, Joaquim Antônio. Metodologia do trabalho científico. 23ª ed., São Paulo: Cortez, 2007.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed., Porto Alegre: ArtMed, 2009.

SOUZA, Luiz Marques; CARVALHO, Sérgio Waldeck de. Compreensão e produção de textos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

SOUZA, Sônia Regina Antunes Naufal de. Leitura de textos no Ensino Médio: uma proposta didática. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina. 2016.

Downloads

Publicado

07.06.2017

Edição

Seção

Artigos