O professor das primeiras letras: uma imagem em perspectiva
Abstract
RESUMO: Discute-se o papel do professor das “primeiras letras”, destacando o envolvimento da linguagem nesse campo. Avalia-se o fato de que a inserção da criança na educação institucional molda um estado novo para ela, e a linguagem é peça fundamental. Ressalta-se a figura do professor como aquele que, com o engajamento e o compromisso que lhe dão maestria, pode definir o olhar da criança sobre a comunidade e a sociedade em geral. Nesse sentido, recolhem-se impressões de mestres da literatura sobre a escola e sobre os professores que passaram por sua vida no trato com as primeiras letras, na demonstração de que esses artífices da palavra podem revelar o embate de faces que o processo de formação escolar institui. PALAVRAS-CHAVE: educação escolar; primeiras letras; professores.Downloads
Riferimenti bibliografici
ARISTÓTELES. Réthorique. Texte établi et traduit par M. Dufour et A. Wartelle. Paris: Les Belles Lettres, 1973.
BARRETO, Lima. Recordações do Escrivão Isaías Caminha. São Paulo: Ática, 1995. Disponível na Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro, http://www.bibvirt.futuro.usp.br. Acesso em 14 jun. 2012, às 22 h.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança.7 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
______. Pedagogia do oprimido. 30 ed. Rio de Janeiro; Paz e Terra, 2001.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31ªed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Tradução Francisco Pereira. Ijuí: UNIJUÍ, 1998.
GUSDORF, Georges. Professores para quê? Tradução de João Bénard da Costa e António Ramos Rosa. Lisboa: Moraes, 1970.
KLEIMAN, Angela. Ação e mudança na sala de aula: uma pesquisa sobre letramento e interação. In: ROJO, Roxane (org.). 1.a reimpr. Alfabetização e letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2002, p. 173-203.
MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: MOTTA, Ana Raquel; SALGADO, Luciana. Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008, p. 11-29.
MANIFESTO dos Pioneiros da Educação Nova. A reconstrução educacional do Brasil. Ao Povo e ao Governo. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1932.
NEVES, Maria Helena de Moura. A linguagem e a visão de linguagem na formação em Letras. Revista de Filologia e Linguística. São Paulo, v.15, n. 2, 2013, p. 595-606.
PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber – esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, 1991.
TAVARES, José. Uma sociedade que aprende e se desenvolve: Relações interpessoais. Porto: Porto Editora, 1996.
VASCONCELOS, Maria Lucia Marcondes Carvalho; BRITO, Regina Helena Pires. Conceitos de educação em Paulo Freire: glossário. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2006.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Maria Helena de Moura Neves, Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcel
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Gli autori che pubblicano in questa rivista accettano i seguenti termini: a. Gli autori conservano i diritti d'autore e concedono alla rivista il diritto di prima pubblicazione, con l'opera contemporaneamente concessa in licenza con una licenza di attribuzione Creative Commons che consente la condivisione dell'opera con riconoscimento della paternità e prima pubblicazione su questa rivista. b. Gli autori sono autorizzati ad assumere ulteriori contratti separatamente, per la distribuzione non esclusiva della versione dell'opera pubblicata su questa rivista (es. pubblicazione in un repository istituzionale o come capitolo di libro), con riconoscimento della paternità e pubblicazione iniziale in questo rivista. c.Gli autori sono autorizzati e incoraggiati a pubblicare e distribuire il loro lavoro online (ad es. in archivi istituzionali o sulla loro pagina personale) in qualsiasi momento prima o durante il processo editoriale, poiché ciò può generare cambiamenti produttivi oltre ad aumentare l'impatto e la citazione di opera pubblicata