A evolução do conceito de lingüística aplicada ao ensino de línguas
Abstract
A concepção da lingüística aplicada hoje dominante no campo do ensino de línguas (1) difere profundamente da que foi adotada na fase inicial das discussões no tocante ao papel da lin~ tica na área pedag'6gica. Naquela época, a lingüística aplicada era encarada como apllcação, direta ou indireta, de contribuições da lingüística teórica e descritiva para fins pedagógicos . . Mais recentemente, a . partir da década de 70, vem-se observando uma tendência geral no sentido do alargamento do. âmbito e da revisão do papel da lingüística. aplicada, agora caracterizada, em termos gerais, como síntese das contribuições das disciplinas relevantes para o ensino de Jfnguas. Essa nova visão de lingüística aplicada assumiu diversas formas, cabendo destacar as formulações segundo as quais a disciplina seria o ramo teórico da· pedagogia do ensino de línguas, uma área de investigação mediadora entre a teoria e a prática do ensino de línguas e o campo de estudo de todos os aspectos do processo de ensino/aprendizagem de línguas. Não obstante essa di versidade de posições, entretando, prevalece o entendimento de que a área da lingüística aplicad_a constitui campo interdisciplinar autônomo.[...]
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