Metáforas no discurso acadêmico em economia e biologia: evidências sobre a natureza do domínio-fonte

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v1i60.409

Parole chiave:

metáfora, discurso acadêmico, Economia, Biologia, domínio-fonte.

Abstract

Este trabalho enfoca a ocorrência de metáforas em textos acadêmicos de Economia e Biologia. Com base na proposta cognitivista de que metáforas linguísticas refletem processos de pensamento (LAKOFF & JOHNSON, 1980), investigam-se metáforas mentais (primárias e analógicas), subjacentes às expressões metafóricas observadas em cada área. A análise evidencia semelhanças quanto à escolha de metáforas primárias e diferenças no que se refere às metáforas analógicas: o artigo de Economia privilegia metáforas analógicas partindo do domínio-fonte de Biologia (ECONOMIA É SER VIVO), enquanto o artigo de Biologia recorre ao domínio-fonte de Economia (BIOLOGIA REPRODUTIVA É ATIVIDADE ECONÔMICA). Os resultados trazem as seguintes contribuições teóricas: (i) contraposição à visão tradicional de que a objetividade de textos científicos exige linguagem literal; (ii) evidências de que o processo de metaforicidade atua em textos acadêmicos, em diferentes níveis hierárquicos; (iii) evidências sobre a natureza do domínio-fonte, demonstrando-se que tais domínios também podem ser abstratos, desde que sejam intersubjetivamente verificáveis.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Lilian Vieira Ferrari, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

É professora titular do Departamento de Linguística e Filologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística/UFRJ, Pesquisadora nível 1 do CNPq e líder do Laboratório de Pesquisas em Linguística Cognitiva (LINC) da UFRJ.

Gabriele Felippe Fu, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Tem bacharelado e licenciatura em Letras – Português e Inglês, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro do LINC-UFRJ, onde desenvolve pesquisas no âmbito do Projeto “Intersubjetividade, Figuratividade e Multimodalidade”, como bolsista CNPq/PIBIC.

Riferimenti bibliografici

BERGEN, B. Louder than words: the new science of how the mind makes meaning. New York: Basic Books, 2012. 296 p.

CAMERON, L. Operationalising ‘metaphor’ for applied linguistic research. In: CAMERON, L.; LOW, G. (Eds.), Researching and applying metaphor. Cambridge: Cambridge University Press, 1999. p. 3-28.

CAMERON, L. Metaphor in educational discourse. London: Continuum, 2003. 294 p.

CAMERON, L.; MASLEN, R. (Eds.). Metaphor Analysis: Research Practice in Applied Linguistics, Social Sciences and the Humanities. London, UK: Equinox. 2010. 306 p.

CASASANTO, D. The role of language in metaphor. In: Borkent, M.; Dancygier, B.; Hinnell, J. (Eds.). Language and the creative mind. Stanford: CSLI Publications, 2013, p. 3-18.

DANCYGIER, B; SWEETSER, E. Figurative Language. London: Cambrigde University Press, 2014. 242 p.

FERREIRA, P. C. G; CARDOSO, R.F. Desvalorização, Crescimento e a Relação entre Poupança Doméstica e Câmbio. Econômica, Niterói, v. 11, n.1, p. 39 – 47, jun. 2009.

GEERTZ, C. Works and lives. Stanford: Stanford University Press, 1988.157 p.

GIBBS, R. W.; CAMERON, L. The social-cognitive dynamics of metaphor performance. Cognitive Systems Research, v.9, n.1, p. 64-75, oct. 2008.

GRADY, J.E. Theories are buildings revisited. Cognitive Linguistics, v. 8, n. 4, p. 267–90, oct./dec.1997.

GRADY, J.E. The “Conduit” Metaphor revisited: a reassessment of metaphors for communication. In: KOENING, J. P. (Ed.), Conceptual Structure, Discourse and Language. Stanford: CSLI Publications, 1998. p. 205-218.

GRADY, J. E. A typology of motivation for conceptual metaphor: correlation vs. resemblance. In: STEEN, G. & GIBBS, R. (Eds.), Metaphor in Cognitive Linguistics, Philadelphia: John Benjamins, 1999. p. 79-100.

LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metaphors we live by. Chicago: Chicago University Press, 1980. 242 p.

LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Philosophy in the flesh; the embodied mind and its challenge to western thought. New York: Basic Books, 1999. 642 p.

MARIOT, A. et al. Aspectos da biologia reprodutiva de Drimys brasiliensis Miers (Winteraceae) em Floresta Ombrófila Mista, Sul do Brasil. Ciência Florestal, v.24, n.4, Santa Maria, vol. 24, n.4, p. 877-888, out./dez. 2014.

MÜLLER, C. What gestures reveal about the nature of metaphor. In: CIENKI, A.; ______. (Eds.), Metaphor and Gesture. Amsterdam: John Benjamins, 2008. p. 219–245.

MÜLLER, C.; CIENKI, A. Words, Gestures, and Beyond: Forms of Multimodal Metaphor in the Use of Spoken Language. In: FORCEVILLE, C.; URIOS-APARISI, E. (Eds.) Multimodal metaphors. Berlin, New York: Mouton de Gruyter, 2009, p. 297-328.

ZAMEL, V.; SPACK, R. Negotiating academic literacies; teaching and learning across languages and cultures. New York: Rutledge, 1998. 352 p.

Pubblicato

2020-12-03

Fascicolo

Sezione

Articolo