Configuração genológica: uma abordagem do texto/discurso literário
DOI:
https://doi.org/10.18364/rc.v1i59.346Parole chiave:
Linguagem verbal, configuração genológica, texto/discurso literário, romance-folhetim.Abstract
Uma das mais fecundas relações dentro das Letras e da Linguística é a da pessoa humana com a linguagem, que tem a única dimensão de existência no texto/discurso e seus gêneros, uma vez que é por essa via que nos manifestamos diante dos outros e do mundo, sobretudo em nível de linguagem verbal, matéria-prima do ludismo do texto/discurso literário, cuja configuração genológica abordamos no presente artigo, em particular numa de suas formas, nomeadamente o romance-folhetim. Além de teóricos da questão da linguagem e do texto, aplicada à literatura, como o filólogo Aurélio Buarque de Holanda, o semiólogo Roland Barthes, o pensador Lev Vygotsky, o psicólogo Karl Bühler, outros estudiosos, como os linguistas Eni Orlandi, Luiz Antônio Marcuschi, Ingedore Villaça Koch e Marcos Bagno; os críticos estético-verbais Georg Friedrich Hegel, Antonio Candido, Alfredo Bosi, Marisa Lajolo, Adilson Citelli, Leyla Perrone-Moisés, Eduardo Prado Coelho, Marlyse Mayer e Massaud Moisés subsidiam nosso artigo.Downloads
Riferimenti bibliografici
AUGENOT, Marc. Glossário da crítica contemporânea Lisboa: Editorial Comunicação, 1984.
BAGNO, Marcos. Sobre peixes e linguagem. In: ANTUNES, Irandé. Análise de textos. São Paulo: Parábola Ed., 2010.
BARTHES, Roland. O prazer do texto. Lisboa: Edições 70, 1973.
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 1997.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. Belo Horizonte: Itatiaia, 1993.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. São Paulo: T. A. Queiroz, 2000.
CANDIDO, Antonio. O Romantismo no Brasil. São Paulo: Humanitas, 2004.
CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. São Paulo: Ática, 1989.
CLAIR, Janete. Entrevista. Revista Veja. Disponível em: http://veja.abril.com.br/especiais/35_anos/ent_clair.html.Consulta em: 1 ago. 2019.
CANDIDO, Antonio. Teledramaturgia. In: http://www.teledramaturgia.com.br. Consulta em 16 de julho de 2019.
COELHO, Eduardo Prado. A palavra sobre a palavra. Porto: Portucalense Ed., 1972.
FÁVERO, Leonor Lopes; KOCH, Ingedore G. Villaça. Linguística textual: introdução. São Paulo: Cortez, 1988.
HEGEL, Friedrich. Estética. Lisboa: Guimarães Ed., 1980.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. O romance brasileiro de 1752 a 1930. Rio de Janeiro: O Cruzeiro, 1952.
HYELMSLEV, Louis. Résumé d’une théorie du langage. Travaux du cercle linguistique de Copenhague XVI. Copenhague: Nordisk Sprog-og Kulturforlag. Traduction française partielle de Nouveaux Essais, Paris, P.U.F., p.87-130, 1985,.
JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1973.
LAJOLO, Marisa Philbert. Literatura comentada: Machado de Assis. Abril Educação, 1980.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. A questão do suporte dos gêneros textuais. Disponível em:http://www.periodicos.ufpb/ojs/index.php/dclv/article//view/7434/4503. Acesso em: 1 ago. 2019.
MAYER, Marlyse. Folhetim: uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
MOISÉS, Massaud. Alusão. In: _____. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 1982.
NORRIS, Sigrid. Identity in (inter)action: introducing multimodal (inter)action analysis. Berlin: De Gruyter Mouton, 2011.
ORLANDI, Eni Pulccinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes, 2006.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Roland Barthes. São Paulo: Brasiliense, 1985.
REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia: do Romantismo até nossos dias. São Paulo: Paulus, 1991.
SAINTE-BEUVE, Charles-Augustin. De la littérature industrielle. Revue des Deux Mondes. Paris 01/09/1839, p.29-43.
VYGOTSKY, Lev. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Gli autori che pubblicano in questa rivista accettano i seguenti termini: a. Gli autori conservano i diritti d'autore e concedono alla rivista il diritto di prima pubblicazione, con l'opera contemporaneamente concessa in licenza con una licenza di attribuzione Creative Commons che consente la condivisione dell'opera con riconoscimento della paternità e prima pubblicazione su questa rivista. b. Gli autori sono autorizzati ad assumere ulteriori contratti separatamente, per la distribuzione non esclusiva della versione dell'opera pubblicata su questa rivista (es. pubblicazione in un repository istituzionale o come capitolo di libro), con riconoscimento della paternità e pubblicazione iniziale in questo rivista. c.Gli autori sono autorizzati e incoraggiati a pubblicare e distribuire il loro lavoro online (ad es. in archivi istituzionali o sulla loro pagina personale) in qualsiasi momento prima o durante il processo editoriale, poiché ciò può generare cambiamenti produttivi oltre ad aumentare l'impatto e la citazione di opera pubblicata