A concepção de aula como acontecimento e as práticas de multiletramento: um discurso pedagógico polêmico
DOI:
https://doi.org/10.18364/rc.v1i51.150Abstract
RESUMO: O objetivo deste artigo é realizar um estudo teórico acerca da concepção de aula como acontecimento e a relação com a Pedagogia dos Multiletramentos, propondo uma reflexão acerca do discurso pedagógico. Dessa relação emerge um discurso polêmico, envolvendo professores e alunos como interlocutores, produtores e coprodutores de seus discursos, dentro e fora das salas de aula. Como metodologia de pesquisa, recorremos à pesquisa explanatória de cunho bibliográfico com teóricos como: Bakhtin (1996), Geraldi (2015), Rojo (2012), Orlandi (1996) e outros. Nessa perspectiva a reflexão sobre a aula torna-se uma possibilidade de discussão das novas práticas pedagógicas, de Língua Portuguesa no Ensino Médio. PALAVRAS-CHAVE: discurso pedagógico polêmico; acontecimento; multiletramentos;Downloads
Riferimenti bibliografici
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006.
CARDOSO, S. H. B. Discurso e Ensino. Belo Horizonte: Autêntica/FALE-UFMG, 2005. 166 p.
CANCLINI, N. G. Culturas Híbridas - estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução de Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. São Paulo: EDUSP, 1997. p. 283-350.
COPE, B.; e KALANTZIS, M. Multiletramentos e mudanças sociais In: JESUS, Dánie Marcelo de, CARBONIERI, Divanize. (Org.). Práticas de Multiletramentos e Letramento Crítico: Outros Sentidos para a Sala de Aula de Línguas. Coleção: Novas Perspectivas em Linguística Aplicada Vol. 47. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016. p.7-12.
DUBOC, A. P. M. A. avaliação da aprendizagem de língua inglesa segundo as novas teorias de letramento. Fragmentos, número 33, p. 263-277 Florianópolis/ jul - dez/ 2007.
DUBOC, A. P. M. A Avaliação da Aprendizagem de Línguas e o Letramento Crítico: Uma Proposta. In: DUBOC, A. P. M (Org.). Práticas de Multiletramentos e Letramento Crítico: Outros Sentidos para a Sala de Aula de Línguas. Coleção: Novas Perspectivas em Linguística Aplicada Vol. 47. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016. 57-79.
GERALDI, J.W. A Aula como Acontecimento. São Paulo: Pedro & João Editores, 2015. 208p.
GUIMARÃES, E. Texto discurso, discurso e ensino. São Paulo: Contexto, 2013.
JANKS, H. Panorama sobre Letramento Crítico In:______(Org.). Práticas de Multiletramentos e Letramento Crítico: Outros Sentidos para a Sala de Aula de Línguas. Coleção: Novas Perspectivas em Linguística Aplicada Vol. 47. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016. P. 21-39.
KLEIMAN, A. B. (org.). Os significados do Letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas-SP: Mercado de Letras, 1995.
MONTE MÓR, W. M. Multimodalidades e Comunicação: Antigas Novas Questões no Ensino e Línguas Estrangeira. SR. Let. & Let. Uberlândia-MG v.26 n.2 p. 469-476 jul.|dez. 2010.
ORLANDI, E. A. Linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4. ed. Campinas, São Paulo: Pontes, 1996.
ROJO, R. Gêneros Discursivos do Círculo de Bakhtin e os Multiletrtamentos. In: ROJO, R. (Org.) Escola Conectada: Os multiletramentos e as TICs. São Paulo. Parábola Editorial, 2013. p. 13-36.
ROJO, R. Letramentos Múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. 127 p.
ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagem na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. 11-31.
ROJO, R; MOURA, E. (orgs.) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. 257 p.
SANTAELA, L. A ecologia pluralista da comunicação: conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2010. – Coleção Comunicação. 394 p.
STREET, B. Letramentos Sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação/ Brian V. Street; tradução Marcos Bagno. 1 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. 240 p.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Gli autori che pubblicano in questa rivista accettano i seguenti termini: a. Gli autori conservano i diritti d'autore e concedono alla rivista il diritto di prima pubblicazione, con l'opera contemporaneamente concessa in licenza con una licenza di attribuzione Creative Commons che consente la condivisione dell'opera con riconoscimento della paternità e prima pubblicazione su questa rivista. b. Gli autori sono autorizzati ad assumere ulteriori contratti separatamente, per la distribuzione non esclusiva della versione dell'opera pubblicata su questa rivista (es. pubblicazione in un repository istituzionale o come capitolo di libro), con riconoscimento della paternità e pubblicazione iniziale in questo rivista. c.Gli autori sono autorizzati e incoraggiati a pubblicare e distribuire il loro lavoro online (ad es. in archivi istituzionali o sulla loro pagina personale) in qualsiasi momento prima o durante il processo editoriale, poiché ciò può generare cambiamenti produttivi oltre ad aumentare l'impatto e la citazione di opera pubblicata