Fatos da Língua Portuguesa, de Mario Barreto: uma perspectiva historiográfica

Auteurs-es

  • Dieli Vesaro Palma Profª Drª do Departamento de Português da PUC-SP
  • Nancy dos Santos Casagrande Profª Drª do Departamento de Português da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI :

https://doi.org/10.18364/rc.v1i48.87

Résumé

RESUMO: Este trabalho focaliza os Fatos da Língua Portuguesa de Mario Barreto, de 1916. Seguindo os ensinamentos da Historiografia Linguística, principalmente os Princípios propostos por Koerner (1996) e os passos investigativos orientadores dos estudos do Grupo de Pesquisa em Historiografia da Língua Portuguesa da PUC-SP, discutir-se-ão fatos sintáticos abordados no capítulo IV e a concepção de ortografia defendida no capítulo XIX. Os resultados mostram que o autor priorizava a norma culta de tendência lusitana, valorizando a língua literária e explicando os fatos linguísticos por meio de descrição minuciosa, tendo como referência o Latim ou as línguas românicas, seguindo as ideias de seu tempo. PALAVRAS-CHAVE: Historiografia Linguística; Filologia; questões linguísticas

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Dieli Vesaro Palma, Profª Drª do Departamento de Português da PUC-SP

Profª Associada do Departamento de Português da PUC-SP; Pós-Doutorado pela Universidade do Porto - Portugal; Profª do Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa da PUC-SP

Nancy dos Santos Casagrande, Profª Drª do Departamento de Português da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Profª Associada do Departamento de Português da PUC-SP; Pós-Doutorado pela Universidade do Porto - Portugal;Profª de Língua Portuguesa dos cursos de Letras, Direito, Pedagogia e Publicidade e Propaganda.

Références

ALMEIDA, Napoleão Mendes de. Gramática Metódica da Língua Portuguesa. 31ª ed. São Paulo: Saraiva, 1982.

ALTMAN, Cristina. História, Estórias e Historiografia da Linguística Brasileira. Todas as Letras – Revista de Língua e Literatura. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie. V. 14. N. 1, 2012.

BARRETO, Mário. Fatos da Língua Portuguesa. 3ª ed., fac-similar, reproduzida da 1ª edição, de 1916. Rio de Janeiro: Presença, 1982.

BASTOS, Neusa Barbosa e PALMA, Dieli Vesaro. História Entrelaçada – A Construção de Gramáticas de Língua Portuguesa do Sáculo XVI ao XIX. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.

BASTOS, Neusa Barbosa e PALMA, Dieli Vesaro. História Entrelaçada 2. A Construção de Gramática de Língua Portuguesa na primeira metade do Século XX. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006.

BATISTA, Marlon de Novaes. Coronelismo: ecos da República Velha na política atual do Brasil. (texto na íntegra disponível em http://www.webartigos.com/artigos/coronelismo-ecos-da-republica-velha-na-politica-atual-do-brasil/3268/#ixzz3g9wHB0Rv), acessado em 15 de jul. 2015.

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37ª ed.. Revista e ampliada. Rio de Janeiro: Lucerna, 1999.

CAVALIERE, Ricardo. Uma Proposta de Periodização dos Estudos Linguísticos. Alfa. São Paulo, 45:49-69, 2001, disponível no link http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4185.

CUNHA, Celso e CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda, Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da Língua Portuguesa. 3ª ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

GUIMARÃES, Eduardo. Acontecimentos Institucionais e Estudos do Português. In História da Semântica – Sujeito, sentido e Gramática Histórica. Campinas, SP: Pontes, 2004, p. 27-49.

KOERNER, Konrad. Questões que persistem em Historiografia Linguística. Revista da ANPOLL, Nº 2, p. 47-70, 1996.

MATTOSO CÂMARA JUNIOR, Joaquim. Dispersos de J. Mattoso Câmara Jr. (Carlos Eduardo Falcão Uchôa – org.) Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.

__________________________________. Os Estudos de Português no Brasil. 1968, (texto na íntegra disponível no link http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/letras/article/view/19779/13014, acessado em 24 jul. 2015.

PALMA FILHO, João Carlos. A República e a Educação no Brasil: Primeira República (1889-1930), 2005, (texto na íntegra disponível em http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/106/3/01d06t04.pdf), acessado em 17 jul. 2015.

PATTO, Maria Helena Souza. Estado, ciência e política na Primeira República: a desqualificação dos pobres, 1999, (texto na íntegra disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40141999000100017&script=sci_arttext), acessado em 17 jul. 2015.

PENHA, João Alves Pereira. Filólogos Brasileiros. Franca: Editora Ribeirão Gráfica, 2002.

PROENÇA FILHO, Domício. Nova Ortografia da Língua Portuguesa – guia prático. Rio de Janeiro: Record, 2009.

SAUTCHUK, Inez. Romantismo, José de Alencar e a Língua Portuguesa. 2002, (texto na íntegra disponível em . http://www.gelne.ufc.br/revista_ano4_no2_16.pdf,) acessado em 24 jul. 2015.

SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, Editora dos Autores Associados Ltda., 2007.

SILVA, Geraldo Bastos. A educação secundária: perspectiva histórica e teoria. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1969 (Atualidades Pedagógicas, vol. 94).

Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. 1ª reimpressçao, com alterações. Rio de Janeiro: Objetiva. 2009

SILVA, Maurício. O Novo Acordo Ortográfico o que muda, o que não muda.São Paulo: Contexto, 2008.

SOUZA, Roberto Acízelo de. O Império da Eloqüencia: retórica e poética no Brasil oitocentista. Rio de Janeiro: EdUERJ: EdUFF, 1999.

Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa / Acadêmia Brasileira de Letras. 6ª ed. São Paulo: Global, 2009.

Téléchargements

Publié-e

2015-10-10

Numéro

Rubrique

Article