Luise Ey e A Portuguese conversation-Grammar de 1912: uma abordagem prática ao ensino do português como língua segunda

Auteurs-es

  • Ângela Filipe Lopes Centro de Linguística da Universidade do Porto

DOI :

https://doi.org/10.18364/rc.v1i52.174

Résumé

RESUMO: Luise Ey publicou inúmeras gramáticas de teor prático dirigidas a aprendentes adultos de português como L2 no início do séc. XX na Alemanha. Herdeira da tradição humboldtiana e do movimento reformista no ensino de línguas na Europa do séc. XIX, esta autora, residente no Porto, Portugal, por vários anos, surge como uma interveniente importante no processo de ensino do português L2 da época por preconizar uma abordagem prática ao ensino e ao uso da língua, evidenciando para isso o papel da fonética na sua Portuguese Conversation-Grammar de 1912. PALAVRAS-CHAVE: historiografia gramatical; Luise Ey; ensino de português L2; reforma do ensino de línguas no séc XX

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Biographie de l'auteur-e

Ângela Filipe Lopes, Centro de Linguística da Universidade do Porto

1. Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas - Estudos Ingleses e Alemães Faculdade de Letras da Universidade do Porto 2. Pós-Graduação em Estudos Americanos Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra 3. Mestrado em Português Língua Estrangeira/ Língua Segunda Faculdade de Letras da Universidade do Porto 4. Doutoranda em Ciências da Linguagem - Didática de Línguas Faculdade de Letras da Universidade do Porto

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Publié-e

2017-06-07

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