A “Gramática Popular” no contexto da gramática portuguesa do século XIX

Autores/as

  • Maria Filomena Gonçalves Universidade de Évora

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2021nEsp.501

Palabras clave:

Gramática popular, gramática escolar, português, língua materna.

Resumen

Nas últimas décadas, tem vindo a ser compulsado o “corpus fundamental” das obras gramaticais (por ex. GONÇALVES, 1998). Apesar disso, não são poucos os textos relegados para uma “historiografia menor” da gramática portuguesa. É o que acontece com várias obras do subgénero “gramática escolar”. Publicados em coleções como a Bibliotheca Popular (1871) ou a Bibliotheca do Povo e das Escholas (1882), alguns desses textos assumem o carácter de “gramática popular”. A partir de um “estado da questão” sobre a gramática escolar no último quartel do século XIX, neste artigo analisam-se, em especial, as “gramáticas populares” como textos metalinguísticos que apresentam características estruturais, conceptuais, terminológicas e discursivas sintonizadas com o objetivo de levar ao grande público um conhecimento acessível e atualizado.

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Biografía del autor/a

Maria Filomena Gonçalves, Universidade de Évora

Maria Filomena Gonçalves é Professora Associada com Agregação na Universidade de Évora (ECS/Departamento de Linguística e Literaturas). Doutorada em Linguística Portuguesa (1999) e Agregada em História da Língua portuguesa e Historiografia Linguística (2008), foi membro associado do grupo H.E.S.O. do CNRS (Paris) e da UMR/CNRS Histoire des Idées Linguistique, Université Paris VII, Denis Diderot (dir. S. Auroux) e integra, atualmente as equipas de, entre outros, os seguintes projetos: Lusismos Atlánticos, s. XIX-XXI (U. La Laguna, Espanha); NEHiLP - Núcleo de Estudos de História da Língua Portuguesa (USP, Brasil); FRONTESPO 3P- Frontera hispano-portuguesa: personas, pueblos y palabras (U. Alcalá de Henares, Espanha). Entre 2012 e 2019, foi membro do Conselho Diretivo do CIDEHUSUÉ/ FCT. Entre as suas publicações mais recentes, refiram-se "Orthography and Orthoepy" e "Dictionaries of Language Difficulties", incluídas ni Manual of Standardization in the Romance Languages (Berlin/Boston, De Gruyter 2020). Coordenou o grupo de investigação "Literacias e Património Textual" do CIDEHUS. Integra a equipa da UNESCO Chair in Intangible Heritage and Traditional Know-How: Linking Heritage. Desde 2019 é responsável pelo Programa de Preservação e Valorização do Património Barranquenho.

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Publicado

2021-06-06