Um estudo variacionista sobre os existenciais ‘ter’ e ‘haver’ com base em dados do ALiB de Alagoas, Ceará e Piauí

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v1i59.362

Palabras clave:

Sociolinguística variacionista, verbos existenciais, ALiB.

Resumen

Neste trabalho, estudamos o uso variável dos verbos ‘ter’ e ‘haver’ em dados retirados do Atlas Linguístico do Brasil – ALiB (MOTA; CARDODO, 2009; CARDOSO; MOTA, 2012) de Alagoas, Ceará e Piauí, com base nos pressupostos teóricos e metodológicos da Sociolinguística Variacionista (LABOV, [1972] 2008; WEINREICH et al., [1968] 2006). Para isso, analisamos a fala de 84 informantes, distribuídos em 21 municípios dos três estados já mencionados. Foram controladas as variáveis sexo, faixa etária, localidade, tipo de questionário e forma verbal. Os dados foram submetidos ao programa Goldvarb X e encontramos os seguintes resultados: o verbo ‘ter’ obteve ocorrências totais superiores a 96%, sendo seus aliados a faixa etária I e o tempo presente, enquanto, para o verbo ‘haver’, a faixa etária II e o tempo pretérito foram seus aliados, apresentando tendência de mudança em progresso de ‘ter’ sobre ‘haver’.

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Biografía del autor/a

Aluiza Alves de Araújo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestre e doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora adjunta K da graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Coordena o Projeto Variação lexical e morfossintática no falar de Fortaleza-CE, o Laboratório de Pesquisas Sociolinguísticas do Ceará – LAPESCE, e o Grupo de Estudos e Pesquisas Sociolinguísticas de Fortaleza-CE (SOCIOFOR), vinculado ao Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq.

Rakel Beserra de Macedo Viana, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Especialista em Gestão Educacional (2009) e em Ensino de Língua Inglesa (2012). Tem experiência no Ensino Básico com desenvolvimento de Projetos de Leitura e Escrita e no Ensino Superior em Educação à Distância.

Cassio Murilio Alves de Lavor, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada - PosLA da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará - UECE e graduação em LETRAS LICENCIATURA pela mesma universidade (2014). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística.

Citas

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Publicado

2020-08-22

Número

Sección

Artículo