Pelos 100 anos de um marco para o ensino de português como língua segunda / estrangeira

Authors

  • José Marcelo Freitas de Luna PPGE - Univali

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v1i48.75

Abstract

RESUMO: Inspirado pelo dever de se reconhecer e valorizar os precursores do desenvolvimento científico, este trabalho caracteriza-se como um tributo centenário ao trabalho de Gustav August Büchler, autor do livro Portugiesisches Sprachbuch für Kolonieschulen, publicado em Blumenau, no Brasil, em 1914. O artigo assume como objetivo descrever o elemento biográfico, os aspectos visuais e o conteúdo programático do referido título. A partir dessa análise, são feitas considerações acerca da relação identificada entre os princípios teórico-metodológicos subjacentes ao livro com aqueles do Movimento de Reforma do Ensino de Línguas, cujo berço é a Alemanha do século XIX. PALAVRAS-CHAVE: Historiografia do Ensino de Línguas. Movimento de reforma do ensino de línguas. Português como língua estrangeira.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

José Marcelo Freitas de Luna, PPGE - Univali

Doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1999), com estágio sanduíche na Universidade de Cambridge (Inglaterra); e pós-doutorado, entre 2010 e 2011, na Universidade do Texas em Austin (Estados Unidos). Atualmente, é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade do Vale do Itajaí, e professor visitante da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

References

BÜCHLER, G. A . Portugiesisches Sprachbuch für Kolonieschulen. Blumenau: G. Arthur Koehler, 1914.

______Der portugiesische Unterricht im ersten und zweiten Schuljahr. Die kolonie - Schule. Florianópolis, p. 23 - 24, jul.1934.

______Das Metermass im Rechenunterricht. Die Kolonie - Schule. Florianópolis, p. 99 - 101, nov. 1934.

______Aus schönen Sprachstunden. Die Kolonie - Schule. Florianópolis, 101 - 102, nov. 1934.

BREBNER, M. The Method of Teaching Modern Languages in Germany. London: Cambridge University Press, 1898.

HOWATT, A. P. R. ‘Language teaching must start afresh!’ ELT Journal Volume 3 6/4 July 1982.

HOWATT, A . P. R. A History of English Language Teaching. Oxford: Oxford Univesity Press, 1994.

LUNA, J. M. F. de. O Português na Escola Alemã de Blumenau: da formação à extinção de uma prática. Blumenau e Itajaí: Edifurb e Editora da Univali. 2000.

MITTEILUNGEN des Katholischen Lehrer - und Erziehungsvereins in Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Typographia do Centro, jan. 1900-1906.

VIËTOR, W. “Language teaching must start afresh! A contribution to the question of stress and overwork in schools. 1882/ 86”. (tradução do alemão). In: Howatt (1994) Apêndice: 340 - 63.

Published

2015-10-10

Issue

Section

Articles