O texto em cena: dialogismo e interação no ensino do gênero textual conto de fadas no 6.º ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.18364/rc.v1i57.307Abstract
Este trabalho tem por objetivo geral identificar nas teorias do dialogismo, a partir de Bakthin e de pesquisadores de suas ideias, estratégias de ensino do gênero textual conto para o desenvolvimento de habilidades de leitura a ele associadas. Temos como hipótese que implementar o dialogismo através da leitura de textos que se relacionam, num processo de intertextualidade explícita ou implícita, comparando-os em perspectivas textuais e contextuais, pode contribuir para uma compreensão leitora mais eficiente dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Para testar essa hipótese, estabelecemos as seguintes etapas de pesquisa: diagnosticar, utilizando perguntas elaboradas de forma tradicional, o nível de compreensão textual dos alunos através de um teste inicial; avaliar os resultados parciais obtidos; implementar leitura diversificada e em diferentes semioses da história da "Chapeuzinho Vermelho", promovendo relações dialógicas entre os textos, a música e o vídeo; avaliar os resultados parciais e implementar o diagnóstico final.Downloads
References
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, trad. Paulo Bezerra, 2003.
BAKHTIN, Mikhail.. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. 16 ed. São Paulo: Hucitec, Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira, 2014.
BANDEIRA, Pedro. Chapeuzinho e o Lobo Mau. São Paulo: Quinteto Editorial, 1997.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Dialogismo, polifonia e enunciação. In: BARROS, Diana Luz Pessoa de & FIORIN, José Luiz (orgs.). Dialogismo, Polifonia e Intertextualidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, p. 1-10, 2011.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Contribuições de Bakhtin às teorias do discurso. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: Dialogismo e Construção do Sentido. São Paulo: Editora da UNICAMP, p. 25-36, 2005.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa. Primeiro e segundo Ciclo. 3. ed. Brasília: MEC/ SEEF, v.2, 2001.
BRAIT, Beth e MELO, Rosineide de. Enunciado/enunciado concreto/enunciação. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: Conceitos-Chave. São Paulo: Contexto, p. 61-78, 2016.
CAMPOS, Maria Inês Batista. Bakthtin e o ensino de língua materna no Brasil: algumas perspectivas. Revista Conexão Letras. Rio Grande do Sul: UFRGS, v.11, n.16, p. 123-137, 2016.
DEU A LOUCA NA CHAPEUZINHO. Direção de Todd Edwards, Tony Leech e Cory Edwards. Produção de Preston Stutzman. Realização de Kanbar Entertainment. [s.i.], 2004. DVD, color.
FIORIN, José Luiz. Polifonia textual e Discursiva. In BARROS, Diana Luz Pessoa de & FIORIN, José Luiz (orgs.). Dialogismo, Polifonia e Intertextualidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, p. 29-36, 2011..
FIORIN, José Luiz. Interdiscursividade e intertextualidade. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: Outros Conceitos-Chave. São Paulo: Contexto, 2016, p. 161-194.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Contexto, 2016.
GRIMM, Irmãos. Chapeuzinho Vermelho. In: TATAR, Maria (org.). Contos de Fadas de Perrault, Grimm, Andersen e Outros.. Rio de Janeiro: Zahar, Trad. Maria Luiza X. de A. Borges, 2010.
CANTIGAS de Chapeuzinho Vermelho. Composição de João de Barro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KIKC-YvKAxQ. Acesso em 16 de novembro de2016.
KOCH, Ingedore Villaça & ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2008.
KRAEMER, Márcia Adriana Dias. O conto na contemporaneidade: uma abordagem dialógica do gênero na perspectiva das vozes bakhtinianas. V SIGET– Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. Rio Grande do Sul:, p. 1-19, 2009.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, Série Educação em Ação, 1993.
LEMOS, Cláudia T. G. de. A função e o destino da palavra alheia. In BARROS, Diana Luz Pessoa de & FIORIN, José Luiz (orgs.). Dialogismo, Polifonia e Intertextualidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, p. 37-44, 2011.
PEIRCE, C. S. Escritos coligidos. São Paulo: Abril Cultural, sel. Armando Mora D’Oliveira, trad. Armando Mora D’Oliveira e Sergio Pomerangblum,1974.
PERRAULT, Charles. Chapeuzinho Vermelho. In: TATAR, Maria (org.). Contos de Fadas de Perrault, Grimm, Andersen e Outros. Rio de Janeiro: Zahar, Trad. Maria Luiza X. de A. Borges,2010.
RODRIGUES, Gerson. Modelos de leitura e interpretação de texto. In: PALOMANES, Roza & BRAVIN, Ângela Marina (orgs.). Práticas de Ensino do Português. São Paulo: Contexto, p. 53-74, 2012.
ROJO, Roxane. Gêneros do discurso e gêneros textuais: questões teóricas e aplicadas. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (orgs.). Gêneros: Teorias, Métodos, Debates. São Paulo: Parábola Editorial, p. 184-207, 2005.
SANTOS, Leonor Werneck; RICHE, Rosa Cuba & TEIXEIRA, Claudia Souza. Análise e produção de textos. São Paulo: Contexto, 2013.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (SEEDUC). Currículo Mínimo – Língua Portuguesa e Literatura. Rio de Janeiro, 2012.
TRIPP, David. Educação e pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 3, p-443-446, set-dez. 2005.
ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. Curitiba: InterSaberes, 2012.