Portuguese language: teacher training, linguistic pluricentrism and the construction of citizenship

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2023nEspecial.1352

Keywords:

teacher training, linguistic pluricentrism, citizenship construction

Abstract

This paper presents some relevant concepts about the teaching activity in the training of teachers in the linguistic field, considering the pedagogical issue related to the characterization of Portuguese as a pluricentric language whose speakers, although related by the same language, belong to different cultural environments. It also addresses the tasks related to the exercise of citizenship in these different socio-political environments where Portuguese is spoken as a vernacular.

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Author Biographies

Neusa Barbosa Bastos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) / Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

É pós-doutora pela Universidade do Porto/Portugal. Concluiu o doutorado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1987. Atualmente, é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É consultor “ad hoc” da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. É coordenadora do IP-PUC/SP - Instituto de Pesquisas Linguísticas “Sedes Sapientiae” para Estudos de Português e do NEL/UPM - Núcleo de Estudos Lusófonos da UPM. É coordenadora do Grupo de Pesquisa de Historiografia da Língua Portuguesa e vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa de Cultura e Identidade Linguística na Lusofonia, ambos cadastrados no CNPq. Membro da CPCLP - Comissão para a Promoção do Conteúdo em Língua Portuguesa, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Câmara Brasileira do Livro). Publicou trabalhos em anais de eventos. Possui livros e capítulos de livros publicados e artigos em periódicos.

Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

É pedagoga formada pela Universidade São Paulo (USP), doutora em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e doutora em Educação pela USP. Foi professora do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Graduação e Pós- Graduação. É professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde além de Reitora, exerceu as funções de Orientadora Educacional, Diretora da Faculdade de Filosofia, Letras e Educação e Coordenadora Geral de Pós-Graduação. Foi membro titular do Conselho Municipal de Educação de São Paulo - 2008-2014 e do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (2010-2012). Foi Secretária de Estado da Educação de São Paulo (2006/2007). Atua na área de Letras, suas teorias e práticas didático-pedagógicas, pesquisando, ainda, a formação de professores tanto para o ensino superior como para a educação básica. É autora de diversos livros, artigos e capítulos de livros.

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Published

2023-10-27