A construção do ethos discursivo de figuras públicas na rede social Instagram: uma análise comparativa
DOI:
https://doi.org/10.18364/rc.2024n67.1384Palavras-chave:
análise discursiva, ethos, modo enunciativoResumo
O presente artigo tem como objetivo principal analisar a construção do ethos discursivo de figuras públicas brasileiras na rede social Instagram. Para tanto, a pesquisa toma como referencial teórico a noção de ethos (Aristóteles, 2005 [c.400 a.C]; Amossy, 2005; Charaudeau, 2006; Maingueneau, 2005, 2008, 2020), o conceito de cenografia desenvolvido por Maingueneau (2006, 2008) e, complementarmente, o modo enunciativo de organização do discurso proposto por Charaudeau (2008), com vistas à realização de uma análise enunciativo-argumentativa do fenômeno em pauta. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa realizada caracteriza-se como um estudo documental, de caráter qualitativo e de abordagem interpretativista dos dados investigados. Os resultados indicam que, no Instagram, a construção do ethos discursivo de figuras públicas envolve a mobilização de recursos visuais e linguísticos que, em conjunto, revelam a projeção de diferentes imagens de si no plano da enunciação. Essas imagens apresentam variações intrinsecamente ligadas à popularidade dos sujeitos na esfera digital, revelando, portanto, a estreita relação entre ethos, fama e discurso.
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