A construção do ethos discursivo de figuras públicas na rede social Instagram: uma análise comparativa

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DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2024n67.1384

Palavras-chave:

análise discursiva, ethos, modo enunciativo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal analisar a construção do ethos discursivo de figuras públicas brasileiras na rede social Instagram. Para tanto, a pesquisa toma como referencial teórico a noção de ethos (Aristóteles, 2005 [c.400 a.C]; Amossy, 2005; Charaudeau, 2006; Maingueneau, 2005, 2008, 2020), o conceito de cenografia desenvolvido por Maingueneau (2006, 2008) e, complementarmente, o modo enunciativo de organização do discurso proposto por Charaudeau (2008), com vistas à realização de uma análise enunciativo-argumentativa do fenômeno em pauta. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa realizada caracteriza-se como um estudo documental, de caráter qualitativo e de abordagem interpretativista dos dados investigados. Os resultados indicam que, no Instagram, a construção do ethos discursivo de figuras públicas envolve a mobilização de recursos visuais e linguísticos que, em conjunto, revelam a projeção de diferentes imagens de si no plano da enunciação. Essas imagens apresentam variações intrinsecamente ligadas à popularidade dos sujeitos na esfera digital, revelando, portanto, a estreita relação entre ethos, fama e discurso.

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Biografia do Autor

Jairo Venício Carvalhais Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor e mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, com pesquisas sobre o discurso jornalístico de opinião na mídia e no ensino (2013-2017) e sobre a divulgação da ciência na mídia impressa brasileira (2010-2012). Atualmente, é professor adjunto da Faculdade de Letras da UFMG, atuando na graduação (área de Linguística do Texto e do Discurso), na especialização em Língua Portuguesa (área de Leitura e Produção Textual) e no Programa de Mestrado Profissional em Letras (área de Linguagens e Letramentos). É pesquisador no Grupo de Estudos sobre a Oralidade e a Escrita (GEOE/ UFMG/CNPq) e no Grupo de Pesquisa sobre Pragmática, Texto e Discurso (GEPTED/UFMG/CNPq). Desenvolve trabalhos de ensino e pesquisa à luz de pressupostos teóricos e metodológicos da Linguística Textual, da Análise Semiolinguística do Discurso e da Linguística Aplicada, com ênfase nos seguintes temas: gêneros textuais da esfera midiática, letramentos críticos, processos de referenciação, articulação retórica do discurso e teorias/práticas de argumentação.

Samara Sanchez Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduada em Letras com habilitação em Linguística do Texto e do Discurso pela Universidade Federal de Minas Gerais (2021).

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Publicado

03.07.2024

Edição

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Artigos