A literacia da leitura em comandos de leitura do livro didáctico de português da 8.ª Classe em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.18364/rc.2024n66.1361Palavras-chave:
Compreensão na leitura, Literacia da leitura, Livro DidáticoResumo
Este trabalho objectiva analisar a abordagem dos comandos de compreensão de leitura do manual de português da 8.ª classe, refletindo em torno da promoção de práticas da literacia da leitura no ensino da Língua Portuguesa em Moçambique. Analisamos os comandos, segundo os critérios de avaliação da leitura propostos pelo PISA, tendo em conta as estratégias cognitivas e os processos mentais que o leitor mobiliza quando lê e que podem focar-se na utilização de conteúdo do texto ou em conhecimentos que estão para além do texto. Foram consideradas três categorias, localizar e recuperar, integrar e interpretar e refletir e avaliar. A partir das discussões aqui realizadas, evidenciamos que as perguntas de leitura assumem papel de relevância na compreensão e interpretação, não apenas para avaliar, mas como estratégias para o processo de promoção de práticas de literacia da leitura e consequentemente para o desenvolvimento de uma leitura de matérias escritos para fins utilitários.
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