Desafios e perspectivas para o ensino médio: análise dialógica do livro de redação e do documento de referência curricular de Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.18364/rc.2025n69.1440Palabras clave:
Leitura, Formação do leitor, Relações DialógicasResumen
Este artigo analisa os efeitos de sentido das orientações do Documento de Referência Curricular de Mato Grosso na formação de leitores, com foco nas disciplinas eletivas dos Itinerários Formativos. Utilizando a Análise Dialógica do Discurso de Bakhtin, o estudo examina a interação dialógica e a visão da língua como atividade social. O corpus de análise é o livro de Redação fornecido pelo estado, comparado com as orientações curriculares da Base Nacional Comum Curricular e do Documento de Referência Curricular. Os resultados revelam divergências nas concepções de linguagem, texto, leitura e formação leitora entre o livro de Redação e os documentos institucionais, apontando para a necessidade de uma abordagem mais ampla e social da linguagem no processo de aprendizagem.
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