Usos evidenciais de saber em espanhol à luz da Gramática Discursivo-Funcional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2022n63.531

Palavras-chave:

Evidencialidade, Saber, Língua espanhola, Gramática Discursivo-Funcional

Resumo

Esta pesquisa fornece uma análise de saber em seu uso dêitico evidencial no espanhol, buscando (i) elucidar seu comportamento gramatical na expressão da evidencialidade (HENGEVELD; HATTNHER, 2015) e (ii) relacionar os usos encontrados às noções de intersubjetividade (NUYTS, 2001a; 2001b; 2014) e confiabilidade (CORNILLIE 2007; 2009; ESTELLÉS; ALBELDA, 2018). Discutimos os usos evidenciais de saber extraídos do CORPES XXI a partir de categorias definidas com base na Gramática Discursivo-Funcional (GDF) (HENGEVELD; MACKENZIE, 2008) e analisamos quantitativamente os dados mediante o SPSS. Verificamos a expressão dos subtipos Reportatividade, Inferência e Dedução. Modificadores com especificações temporais ocorreram com frequência na Reportatividade, reforçando o caráter amplamente compartilhado e disponível das informações. Esse subtipo também esteve relacionado à localização presente ou ao traço temporal presente. Observamos que saber constitui uma opção para a expressão de um efeito de confiabilidade, dada a combinabilidade com fonte de evidência intersubjetiva e contextos de divulgação de informações.

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Biografia do Autor

Nadja Paulino Pessoa Prata, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Cumpriu  estágio  de  pós-doutorado na Universidad de Sevilla (US), na Espanha, sob supervisão da Profa. Catedrática Catalina Fuentes Rodríguez (2020-2021). Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (2011). Mestre em Linguística pela UFC (2007). Atua também no Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC (PPGLIN/UFC), na linha de Descrição e Análise Linguística, numa perspectiva funcionalista, com ênfase nas línguas portuguesa e espanhola. É uma das líderes do Grupo de Estudos em Funcionalismo (GEF/UFC). Principais temas de interesse: Funcionalismo; Gramática Discursivo- Funcional; Linguística Pragmática; Modalidade (deôntica, volitiva, facultativa e epistêmica); Evidencialidade; Construção discursiva; Português; Espanhol.

Renata Pereira Vidal, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestrado em Linguística, na UFC (2021). Graduanda em Letras-Língua Portuguesa pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Graduação em Letras-Espanhol pela UFC (2017). Cursou Mobilidade Acadêmica no curso de Filologia Hispânica, na Universidad de Granada (UGR), na Espanha, em 2015. Atuou como professora de Espanhol no Ensino Médio, em instituição pública. Em cursos de idioma, foi professora bolsista do Núcleo de Línguas Estrangeiras (UECE), da Casa de Cultura Hispânica (UFC) e do Programa de Idiomas sem Fronteiras (IsF). Membro do Grupo de Estudos em Funcionalismo (GEF/ UFC). Temas de interesse: Funcionalismo, Gramática Discursivo-Funcional (GDF) e Evidencialidade.

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Publicado

15.08.2022

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Artigos