Usos da vírgula: um estudo a partir do ensino sistematizado
DOI:
https://doi.org/10.18364/rc.v1i57.300Resumo
Este trabalho trata do uso da vírgula e objetiva identificar em que medida o seu uso incorreto em textos produzidos por alunos do ensino médio diminui a partir da aplicação de uma sequência didática, quantificar os erros encontrados nos textos dos investigados e verificar as inadequações no uso da vírgula mais frequentes. A análise dos textos revelou, por aluno, uma média na diminuição de 4,28 para 3,9 erros. Além disso, observou-se uma redução de 50% nos erros de aplicação da vírgula para pontuar o vocativo, o aposto, as finalizações, os termos isolados, e a separação de orações.Downloads
Referências
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. rev., ampl. e atual. conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CHACON, Lourenço. Ritmo da escrita: uma organização do heterogêneo da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
FARACO, Carlos Emílio; MOURA, Francisco Marto de. Gramática. São Paulo: Ática, 1999.
FARINA, Sérgio. Entrelinhas. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2000.
LUFT, Celso Pedro. A vírgula: considerações sobre o seu ensino e o seu emprego. São Paulo: Ática, 1998.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2004.
NASCIMENTO, Renata Ferreira dos Santos. A importância dos sinais de pontuação na fluência da língua portuguesa. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-dos-sinais-de-pontuacao-na-fluencia-da-lingua-portuguesa/103844/>. Acesso em 10 jan. 2019.
ROCHA, Iúta Lerche Vieira. O sistema de pontuação na escrita ocidental: uma retrospectiva. DELTA, São Paulo, v. 13, p. 83-118, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a.Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado