Gramática sistêmico-funcional & gramática do design visual: metafunções da linguagem na análise do gênero publicitário digital
DOI:
https://doi.org/10.18364/rc.v1i56.235Resumo
Nosso objetivo neste artigo é investigar significações de recursos semióticos como elementos ideológicos do gênero anúncio publicitário no meio digital. Valendo-se de uma pesquisa de cunho qualitativo-interpretativo, o corpus constitui-se de uma peça publicitária de O Boticário no Instagram, na qual se priorizam categorias de análise das metafunções ideacional e interpessoal da Gramática Sistêmico-Funcional, bem como das metafunções representacional e interativa da Gramática do Design Visual (Teoria Multimodal). Os resultados elencados nessas categorias metafuncionais mostram que a estratégia publicitária de associar valores culturais a produtos e marcas visam construir identidades, conceitos, estilos e hábitos, por intermédio do imaginário coletivo, trabalhado a partir dos processos mentais, assim como pelas semioses representadas nas imagens.Downloads
Referências
BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2008.
FURTADO DA CUNHA, M. A; SOUZA, M.M.Transitividade e seus contextos de uso. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
GOUVEIA,C. A. M. Texto e Gramática: uma introdução à linguística sistêmico-funcional: Matraga. Rio de Janeiro, v.16, n.24, jan./jun.2009. Disponível em http://www.pgletras.uerj.br/matraga/matraga24/arqs/matraga24a01.pdf. Acesso em: 21 jan. 2017.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold,1985.
HALLIDAY, M. A. K. Introduction to function grammar. London: Edward Arnould, 2004.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 1996.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 2006.
KRESS, G; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication.London: Arnold, 2001.
MARCUSCHI, L.A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
NATIVIDADE, C. ; PIMENTA, S. M. de O. A semiótica social e a multimodalidade.In: LIMA, C.H. P.; PIMENTA, S. M. DE O. e AZEVEDO, A. M.T. (org.).Incursões semióticas. Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2009.
NEVES, M. H. M. A gramática funcional. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
PINHEIRO, V. S.; MAGALHÃES, C.. A representação de atores sociais em capas da revista “Raça Brasil”. In: 33rd International systemic functional congress, 2006. Disponível em : http://www4.pucsp.br/isfc/proceedings/Artigos%20pdf/23id_pinheiro_m489a513.pdf. Acesso em: 20 abr. 2017.
SANTANA, C.; PIMENTA, S. M. de O. Multimodalidade: Análise Multimodal de Peças Publicitárias da Revista Veja. In: LIMA, C.H. P.; PIMENTA, S. M. DE O. e AZEVEDO, A. M. T. (Org.). Incursões semióticas. Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2009.
VIEIRA, J.; SILVESTRE, C. Introdução à multimodalidade: contribuições da gramática sistêmico-funcional, análise de discurso crítica, semiótica social. Brasília, DF: J. Antunes Vieira, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a.Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado