Gramática sistêmico-funcional & gramática do design visual: metafunções da linguagem na análise do gênero publicitário digital

Autores

  • Arlete Ribeiro Nepomuceno Universidade Estadual de Montes Claros
  • Vera Lúcia Viana de Paes Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v1i56.235

Resumo

Nosso objetivo neste artigo é investigar significações de recursos semióticos como elementos ideológicos do gênero anúncio publicitário no meio digital. Valendo-se de uma pesquisa de cunho qualitativo-interpretativo, o corpus constitui-se de uma peça publicitária de O Boticário no Instagram, na qual se priorizam categorias de análise das metafunções ideacional e interpessoal da Gramática Sistêmico-Funcional, bem como das metafunções representacional e interativa da Gramática do Design Visual (Teoria Multimodal). Os resultados elencados nessas categorias metafuncionais mostram que a estratégia publicitária de associar valores culturais a produtos e marcas visam construir identidades, conceitos, estilos e hábitos, por intermédio do imaginário coletivo, trabalhado a partir dos processos mentais, assim como pelas semioses representadas nas imagens.

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Biografia do Autor

Arlete Ribeiro Nepomuceno, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Linguística Universidade Federal de Minas Gerais. Professora titular Universidade Estadual de Montes Claros.

Vera Lúcia Viana de Paes, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduada em Letras Português. Pós-graduada em língua inglesa. Mestranda em Estudos Linguísticos Universidade Federal de Minas Gerais (bolsista Capes).

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Publicado

31.07.2019

Edição

Seção

Artigos