Contribuições de Saussure: precursores, paralelos, sucessores e desdobramentos
DOI:
https://doi.org/10.18364/rc.v1i50.121Resumo
RESUMO: Em relação às ideias e aos métodos de Saussure, apresentam-se, há muito, concordâncias e discordâncias. No entanto, em ambos os casos, houve desdobramentos de seus postulados. Ao propugnar pela ênfase sobre a unidade da língua, e não sobre sua heterogeneidade, Saussure sublinhou o método estruturalista, até hoje necessário para a elaboração e compreensão de uma gramática normativa. Os teóricos que o sucederam, com suas discussões prolíficas, também levaram adiante questões como o funcionalismo e o formalismo, e empreenderam não somente sólidas contribuições sobre o que caracteriza, efetivamente, a descrição linguística de um idioma (formalismo), mas, também, traçaram parâmetros sobre como essa descrição se relaciona com os seus usuários (funcionalismo). PALAVRAS-CHAVE: Estruturalismo; Langue; Formalismo; Funcionalismo; DescriçãoDownloads
Referências
AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2010.
AUROUX, Sylvain. A revolução tecnológica da gramatização. Campinas, Editora da UNICAMP, s/d.
BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral. Volume II. São Paulo: Pontes, 2006.
CAVALIERE, Ricardo. “Em torno do metatermo Gramática na tradição gramatical brasileira.” Revista da Academia Brasileira de Filologia. Rio de Janeiro: ABRAFIL, n. XVI, 2015, p. 95-100.
COSERIU, Eugenio. Sincronia, diacronia e história. O problema da mudança linguística. Tradução de Carlos Alberto da Fonseca e Mário Ferreira. Rio de Janeiro: Presença, Editora da Universidade de São Paulo, 1979.
CUENCA, Maria Josep & HILFERTY, Joseph. Introducción a la lingüística cognitiva. Barcelona: Ariel, 1999.
DELEUZE, Gilles. L´Île deserte et autres textes: textes et entretiens 1953-1974. Paris: Minuit, 2002.
GENOUVRIER, E. & PEYTARD, J. Linguística e ensino do português. Coimbra: Livraria Almedina, 1974.
GUIRAUD, Pierre. A semântica. São Paulo, Difusão europeia do livro, 1972.
KENEDY, Eduardo. “Gerativismo.” In.: MARTELOTTA. M.E.T. (Org.) Manual de linguística. São Paulo: Contexto, 2008, p. 79-101.
LYONS, John. As ideias de Chomsky. Trad. de Octanny Silveira da Mota e Leonidas Hegenberg, São Paulo: Editora Cultrix, 1970.
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves. A apropriação da realidade sob a ótica da Língua Portuguesa. In.: HENRIQUES, C. C. e PEREIRA, M. T. G. Língua e Transdisciplinaridade: rumos, conexões, sentidos. São Paulo: Contexto, 2002, p.256-267.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 1984.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a.Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado